sexta-feira, 28 de março de 2014

Concurso fotográfico assinala 10 anos da classificação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico pela UNESCO

O Governo dos Açores promove até 30 de abril um concurso fotográfico, no âmbito do programa de atividades evocativas do 10.º aniversário da classificação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património Mundial pela UNESCO, desenvolvido em parceria com as forças locais.

O concurso, denominado “Um olhar sobre a Paisagem da Cultura da Vinha – Património Mundial”, convida residentes e visitantes a conhecer e divulgar, através da fotografia, aspetos como o património edificado, a atividade vinícola, os viticultores, a biodiversidade ou a geodiversidade da ilha do Pico.

Entre os trabalhos concorrentes, serão selecionadas até 10 fotografias para integrar uma exposição no âmbito das Comemorações dos 10 anos de Classificação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, sendo ainda premiada uma fotografia vencedora e atribuídas duas menções honrosas.

Todos os trabalhos devem ser enviados até ao dia 30 de abril por correio eletrónico para o endereçoparque.natural.pico@azores.gov.pt ou entregues em envelope fechado na sede do Parque Natural do Pico.

O regulamento do concurso está disponível para consulta no Parque Natural do Pico ou através do endereço eletrónico

A UNESCO classificou, em 2004, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património Mundial, envolvendo uma área de 987 hectares e a respetiva zona tampão de 1.924 hectares, implantada em campos de lava, enquadrada numa paisagem de extrema beleza natural e com um conjunto arquitetónico tradicional único, no qual se destacam os currais de vinhas e de figueiras, separados pelos muros de basalto negro.




GaCS

Sem comentários: