segunda-feira, 31 de março de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil assinalado nos Açores

A Direção Regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, vai comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebra anualmente a 2 de abril, com diversas iniciativas.

A Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo vai apresentar a iniciativa “Atrás de Conto, Conto Vem”, através da qual pretende realizar ininterruptamente, entre as 9h00 e as 17h00 de quarta-feira, várias sessões de conto, recorrendo à colaboração dos utilizadores da biblioteca e à participação dos quatro contadores de histórias da Secção Infantojuvenil.

Esta iniciativa terá lugar no Alto das Covas, permitindo dar a conhecer os serviços que a Biblioteca presta à comunidade, com especial destaque para a Hora do Conto.

A participação nesta atividade por parte das escolas requer inscrição prévia, que deve ser feita através dos endereços eletrónicosHelena.GF.Martins@azores.gov.pt ou celia.antunes@azores.gov.pt ou do telefone 295206280.

Por sua vez, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, promove, entre as 9h00 e as 17h30, uma Mostra Bibliográfica da obra dos irmãos Grimm.

Ainda na quarta-feira, pelas 17h00, terá lugar a “Leitura de um conto dos irmãos Grimm”, orientada pela formadora Rita Braga e destinada a crianças dos 5 aos 11 anos.

O Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge, também se associa a esta comemoração, promovendo a apresentação do espetáculo experimental realizado a partir da obra "O Menino que tinha Asas", da autoria de Paulo Freitas.

As sessões terão lugar nos dias 3 e 4 de abril, às 9h00 e às 17h00, nas instalações do Museu e na Escola Básica Integrada do Topo, destinando-se ao público pré-escolar e aos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo.

O Dia Internacional do Livro Infantil é assinalado desde 1967, tendo a data sido escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário de nascimento se comemora a 2 de abril.

As comemorações são uma iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que, em Portugal, é representado pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).





GaCS

Sem comentários: