quinta-feira, 27 de março de 2014

Diretora Regional dos Recursos Florestais destaca adesão das empresas à marca 'Priolo'

A Diretora Regional dos Recursos Florestais destacou a adesão das empresas da ilha de São Miguel à marca 'Priolo', sendo já mais de duas dezenas as que se comprometeram com a conservação da natureza e a promoção de um turismo sustentável.

"É de destacar a assinatura por parte de mais quatro empresas dos termos de compromisso de adesão à marca 'Priolo' e aos princípios da Carta, que preveem o desenvolvimento de ações e práticas em prole da conservação da natureza e de um turismo sustentável neste território", afirmou Anabela Isidoro, em declarações à margem do Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo que decorreu quarta-feira à noite na vila do Nordeste.

A marca 'Priolo', registada pelo Governo dos Açores, foi criada no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável e na sequência do Projeto LIFE Priolo, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com vários departamentos da Secretaria Regional dos Recursos Naturais.

Esta marca assume-se como um selo de qualidade para as empresas que estabeleçam parcerias para a conservação e divulgação do Parque Natural de Ilha de São Miguel nos concelhos de Nordeste e Povoação, potenciando vantagens em termos ambientais, económicos e sociais.

A adesão à marca 'Priolo' e à CETS permite aos parceiros utilizar o selo desta marca, distinguindo-os pelo trabalho desenvolvido em prol da conservação da natureza, além de favorecer a sua divulgação em rede.

A Diretora Regional registou ainda a realização de mais de meia centena de ações apresentadas no Relatório de Progresso do Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo nas Terras do Priolo relativo a 2013, o que ultrapassou largamente as 22 ações que estava inicialmente previstas.

Neste encontro realizado no Nordeste foram também feitas apresentações sobre percursos pedestres, o novo projeto Life+ Terras do Priolo, as comemorações dos 500 anos do concelho do Nordeste e sobre o projeto do Passaporte Geoparque.

A versão em inglês do site da Carta Europeia de Turismo Sustentável 'Terras do Priolo' na Internet também foi apresentado neste encontro.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC para promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.



GaCS

Sem comentários: