sexta-feira, 28 de março de 2014

Documentário "Pão" estreia-se no Teatro Micaelense

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove, a 10 de abril, no Teatro Micaelense, pelas 21h30, com entrada livre, a estreia do documentário intitulado 'Pão', da autoria de André Laranjinha.

Este documentário é uma coprodução Museu Carlos Machado/Alice’s House e surge na sequência dos documentários já anteriormente promovidos por este museu sobre romarias, moinhos de água e a matança de porco.

O registo em filme das tradições e vivências micaelenses é uma aposta contínua do Museu Carlos Machado, que assim procura guardar em memória estas tradições e costumes, atualmente vistas de uma maneira geral como parte do património cultural imaterial de todo um povo.

Desta vez, o mote é o fabrico do pão, desde a preparação do cereal até ao produto final, num processo que esconde memórias de tradições progressivamente substituídas por mecanismos automatizados que alteram os hábitos e a envolvência dos que dedicaram, por vezes, vidas inteiras a esta atividade.

'Pão' surge, por isso, como registo do património cultural imaterial, no quadro da vocação do museu para a sua preservação.

Este documentário, da autoria de André Laranjinha, contou com a colaboração de Sudip Kumar Chattopadhyaya, Francisco Laranjinha e Paulo Machado, tendo sido totalmente rodado e produzido em São Miguel.




GaCS

Sem comentários: