sexta-feira, 21 de março de 2014

Governo dos Açores alarga à ilha das Flores resposta social que privilegia autonomia do idoso

O Governo dos Açores alargou hoje à ilha das Flores o projeto da Ludoteca Sénior, que arrancou em São Jorge e visa a autonomia do idoso, a permanência no seu local de referência e o combate ao isolamento através do contacto com familiares que se encontram ausentes da Região.

A Secretária Regional da Solidariedade Social, que participou na abertura desta nova resposta social nas Flores, salientou que a carrinha, tal como acontece em São Jorge, vai percorrer as freguesias da ilha, permitindo aos idosos aceder a material lúdico e a livros, mas também a uma ligação via Skype com a qual podem contactar os familiares que estão fora.

Piedade Lalanda frisou que o Executivo açoriano pretende com esta iniciativa aproximar várias gerações, bem como possibilitar aos idosos a oportunidade de “ver e rever as suas famílias e amigos e potenciar a relação entre os mais novos e os mais velhos”.

A responsável pela pasta da Solidariedade Social adiantou que o projeto, que conta com a parceria da Fundação Portugal Telecom, deverá ser alargado a outros lugares dos Açores, dando assim “oportunidade aos idosos para manterem vivo e atual o contacto com os seus mais queridos, reforçando laços afetivos”.

“Esta nova resposta social demonstra, mais uma vez, a política regional de apoio aos idosos, que visa proporcionar melhores condições aos mais velhos, estabelecendo estratégias que permitam a realização dos seus direitos e a consciencialização do valor e do potencial dos idosos e do reforço das relações intergeracionais”, afirmou Piedade Lalanda.

“Nos Açores, os idosos e as suas famílias continuam a ser uma prioridade para o Governo, que tudo tem feito, dentro das suas competências, para apoiar os açorianos e as açorianas em todas as ilhas”, frisou a Secretária Regional.


Anexos:
2014.03.21-SRSS-LudotecaSeniorFlores.MP3
GaCS

Sem comentários: