segunda-feira, 31 de março de 2014

Governo dos Açores investe na “preservação da memória” do património baleeiro em São Miguel

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou hoje, em São Vicente Ferreira, que é “importante” que a Região e a população tenham “consciência” dos objetos ainda existentes na antiga Fábrica da Baleia, que “preservam a memória” daquela atividade.

Luiz Fagundes Duarte, que falava à margem de uma visita ao recinto da antiga fábrica, salientou ser intenção do Governo Regional dos Açores dar início ao processo de classificação do restante património daquela estrutura.

“Não se trata de reconstruir uma fábrica, porque isso seria falsificar a História, trata-se sim de preservar um monumento que pode ficar aqui para as novas gerações saberem que neste local houve uma indústria ligada ao mar e à baleação”, frisou.

Para o Secretário Regional, “independentemente da propriedade, o que interessa é preservar esta existência que ainda está construída, como um monumento”, defendendo que o processo de classificação pode vir a constituir uma mais-valia na valorização do local.

Relativamente ao processo de classificação, Luiz Fagundes Duarte afirmou que serão feitos todos os estudos necessários no sentido de analisar as soluções possíveis para o local, em colaboração com os proprietários, visto tratar-se de uma propriedade privada.

O Secretário Regional defendeu a importância de se impedir que outras estruturas se deteriorem, manifestando a intenção de criar uma rede a nível regional “que explique às novas gerações o que foi a história da baleação e a história cultural daí resultante”.



Anexos:
2014.03.31-SRECC-VisitaFábricadaBaleia.mp3
GaCS

Sem comentários: