quarta-feira, 26 de março de 2014

Governo dos Açores vai canalizar verbas do Quadro Comunitário de Apoio para as empresas de inserção social

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje que o Governo dos Açores vai canalizar verbas do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 para as empresas de inserção social como estratégia de promoção da empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Piedade Lalanda afirmou que o Executivo pretende com esta aposta impulsionar um maior crescimento destas empresas na região, “reforçar a qualidade” das existentes e incrementar iniciativas de inserção, desde a área da deficiência até pessoas em situação de risco. 

A responsável pela pasta da Solidariedade Social, que falava em Ponta Delgada, no final do Roteiro Cores, durante o qual visitou várias instituições durante dois dias, frisou que “há experiências que podem crescer nesse sentido” e instituições de inserção social que podem “beneficiar desse financiamento europeu” ou criar no seu seio iniciativas do mesmo género.

Nesse sentido, considerou que existe um “nicho de oportunidade”, destacando a importância da filosofia destas empresas, enquanto “economia mais humanizada e mais próxima dos cidadãos”.

Para a Secretária Regional, os fundos estruturais 2014-2020 privilegiam as empresas de inserção, a postura de economia solidária, que “combate a discriminação social”, existindo no âmbito do novo Quadro Comunitário “um reconhecimento da filosofia que está subjacente à economia solidária”.

“É, sem dúvida, uma área de futuro, as empresas de inserção têm uma filosofia de criação de emprego que se enquadra perfeitamente no novo Quadro Comunitário de Apoio”, afirmou Piedade Lalanda.



Anexos:
2014.03.26-SRSS-CanalizaçãoVerbasComunitáriasEmpresasInserção.MP3
GaCS

Sem comentários: