sexta-feira, 28 de março de 2014

Iniciativa da Direção Regional da Juventude “Inspira-te, Aprende e Age” arranca na ilha Graciosa

O protocolo de cooperação para a implementação do projeto 'Reconhecer Saberes e Sabores, integrado na iniciativa da Direção Regional da Juventude intitulada 'Inspira-te, Aprende e Age', foi hoje assinado em Santa Cruz da Graciosa, onde arranca esta iniciativa de âmbito regional.

“O Governo dos Açores tem como um dos seus grandes objetivos a criação de políticas de juventude que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, através da aquisição e do incremento de competências-chave, em contexto não formal, indispensáveis na aprendizagem ao longo da vida", afirmou a Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião. 

Nesse sentido, a iniciativa 'Inspira-te, Aprende e Age', que consiste na formação e produção cultural e intelectual dos jovens, destina-se a jovens em risco, fora do sistema de ensino e de apoio social, por abandono ou desinteresse, em risco de exclusão social, com idades entre os 12 e os 30 anos.

“É uma iniciativa que pretende, em parceria com entidades dos 19 concelhos dos Açores, apoiar a criação de projetos específicos destinados a jovens em risco”, salientou Pilar Damião.

Os objetivos estratégicos desta iniciativa passam, entre outros, pela criação de um projeto inovador, cuja temática é de interesse comum aos jovens que integram o grupo em formação para adquirirem competências pessoais e sociais, mas visam também sinalizar as áreas de interesse dos jovens, tendo por base o que gostam ou gostariam de fazer nos seus tempos livres, e descobrir quem são os líderes e as potencialidades dos jovens para os envolver na dinâmica do projeto.

O projeto 'Reconhecer Saberes e Sabores', que marca o arranque desta iniciativa na Região, nasce de uma parceria entre a Direção Regional da Juventude, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Cruz da Graciosa, a câmara municipal e outras entidades locais.

Este projeto pretende promover nos jovens graciosenses o contacto com experiências de vida que lhes poderão ser úteis na vida pessoal ou profissional, abrindo perspetivas empreendedoras.



GaCS

Sem comentários: