segunda-feira, 24 de março de 2014

Paulo Teves destaca importância do papel dos artistas emigrantes e lusodescententes

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts, que a música portuguesa e os artistas emigrantes e lusodescendentes “projetam a nossa identidade no mundo”, transportando os ouvintes para “a génese cultural do nosso país, através das suas melodias e letras”.

Paulo Teves falava sábado à noite na II Gala dos International Portuguese Music Awards (IPMA), que reuniu mais de 1.000 pessoas no Zeiterion Theatre, em New Bedford, onde foi um dos convidados a entregar um dos galardões.

O Diretor Regional das Comunidades anunciou e entregou o prémio à dupla da Roménia Bryan Wilson & Sebastian Crayn, que venceu a categoria 'Dance', para a qual estavam também nomeados a Band Faith e Arlindo Andrade, dos EUA, e Lucy & Bela, do Canadá.

Os IPMA pretendem promover e homenagear o trabalho dos artistas portugueses e de ascendência portuguesa na indústria musical internacional, num evento que é organizado por um grupo de portugueses e lusodescendentes residentes nos EUA, constituído por Floriano Cabral, David Saraiva, Gary Sebastião e José Xavier.

Estes galardões encontram-se divididos em várias categorias, sendo os seus nomeados avaliados por um júri composto por especialistas da indústria da música, com exceção da categoria 'Casal Garcia People’s Choice Award', cujo vencedor é escolhido pelo público.

Este ano, foram registados nesta votação mais de 70 mil votos, oriundos de 66 países. 

A Gala dos IPMA de 2014, que recebeu 400 candidaturas de 23 países, entre os quais a Serra Leoa, a Roménia e a Venezuela, contou com a atuação de artistas da comunidade lusodescendente, entre os quais Nuno Bettencourt, natural da ilha Terceira, guitarrista da banda norte-americana Extreme.

Neste espetáculo, o artista português Marco Paulo recebeu o 'Prémio Carreira'.

Antes de participar neste espetáculo, Paulo Teves assistiu à abertura dos IPMA 2014, no Cultural Center de Fall River, onde o ator português Diogo Morgado foi galardoado com o 'Prémio Figura do Ano'.



GaCS

Sem comentários: