terça-feira, 22 de abril de 2014

Trio Variarum realiza concerto na Graciosa integrado na Temporada Artística 2014

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove, no próximo dia 26, no auditório do Centro Cultural da Graciosa, a realização de um concerto com o Trio Variarum, no âmbito da Temporada Artística 2014.

O Trio Variarum, que atuará na Vila de Santa Cruz da Graciosa pelas 21h30, é formado por José de Sousa, Antonella Barletta e Taras Poustovgar, professores do ensino artístico na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo.

Este é um conjunto de música de câmara aberto à exploração e interpretação de repertórios de diferentes épocas, e neste concerto executará obras essencialmente românticas dos séculos XIX, XX e XXI, da autoria de Nunzio Ortolano,  Dmitri Yavtuhovich, Heitor Villa-Lobos, Gerald Finzi, Joseph Küffner, Máximo Pujol e de Jaka Pucihar.

José de Sousa é natural da Vila das Lajes, onde nasceu em 1972. Licenciado em Guitarra pela Escola Superior de Música de Lisboa, foi o primeiro terceirense a licenciar-se em Guitarra. Frequentou várias masterclasses com reconhecidos guitarristas. É professor de Guitarra na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba desde 2006 e é Coordenador do Ensino Artístico, da mesma escola, desde 2012.

Natural da Ucrânia, onde nasceu em 1968, Taras Poustovgar concluiu o, em 1993, o curso superior de Clarinete no Conservatório Nacional da Ucrânia. Solista da orquestra do Teatro de Ópera e Ballet de Kiev, realizou nesta qualidade várias digressões pela França, Espanha, Eslovénia, Croácia e Portugal. Desde 1995 é professor de Clarinete no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. A partir daí tem realizado vários concertos como solista da Orquestra do Teatro Angrense, da Orquestra Francisco de Lacerda e como membro de vários conjuntos de música da câmara. Em 2007, realizou uma tournée nos EUA com o Quarteto "Entertainer".

Por sua vez, Antonella Barletta nasceu em 1971, em Itália. É licenciada em Piano, Didática da Música e Jazz, tendo participado em vários concursos nacionais e internacionais. Desde 2009 é professora de piano, musicoterapeuta e pianista acompanhadora no Departamento do Ensino Artístico da EBS Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo. A partir de 2010 toca na Orquestra AngraJazz realizando, por este facto, periodicamente concertos nos Açores e no Continente. No mesmo ano fundou um conjunto de música jazz, o “Wave Jazz Ensemble”, realizando vários projetos com a colaboração de músicos locais e de Portugal continental.



GaCS

Sem comentários: