quarta-feira, 28 de maio de 2014

Brochura e 'merchandizing' do 10.º aniversário da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património Mundial foram apresentados

Uma brochura bilingue sobre a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico e uma linha de produtos de 'merchandizing' foram apresentados no âmbito do programa de comemorações promovido pelo Governo dos Açores, em parceria com diversas entidades, para assinalar o 10.º aniversário da classificação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico como Património Mundial da UNESCO.

A linha de produtos, inspirada no tema 'Património Mundial', é composta por um 'Kit Enólogo', que inclui frapé, magnético, avental, bases para copos, postais e copo.

Além destes produtos, que passam a estar disponíveis na rede de centros ambientais dos Açores com o objetivo de promover a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico e o aniversário da sua classificação como Património Mundial, foi também apresentada uma edição comemorativa do Vinho Lajido, Reserva de 2004, produzido pela Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

A apresentação pública destes artigos decorreu terça-feira no Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico, no Lajido de Santa Luzia, numa cerimónia onde foi salientada a visibilidade que o Pico e os Açores ganharam com a classificação de Património Mundial.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, salientou a importância dessa classificação para a criação e implementação de um conjunto de apoios financeiros destinados à manutenção e reabilitação da cultura da vinha e da paisagem tradicional.

As vinhas que produzem o vinho do Pico são manualmente plantadas nas fendas existentes em finas bancadas de basalto, o que confere à paisagem um carácter único.

Devido à ocorrência de ventos fortes provenientes de todos os quadrantes e ao rossio do mar, foram elevados muros de abrigo com a pedra basáltica retirada do próprio local, que deram origem a uma estrutura reticulada, planeada para tirar o máximo proveito do terreno e para facilitar o transporte e armazenamento das colheitas, bem como o escoamento do produto final.




GaCS

Sem comentários: