quinta-feira, 22 de maio de 2014

Governo dos Açores financia 80 novos cursos de formação profissional

O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou, em Angra do Heroísmo, que o Executivo vai financiar, no próximo ano letivo, oitenta novos cursos nas escolas profissionais do arquipélago.

Sérgio Ávila falava quarta-feira na cerimónia de entrega de diplomas aos alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória e de atribuição de prémios aos melhores alunos de cada curso.

Dirigindo-se aos formandos que acabaram os seus cursos, Sérgio Ávila frisou que não se trata do fim de um trajeto, mas antes do início de uma nova fase que é a inserção no mercado de trabalho, processo em que o Governo está empenhado a ajudar.

“A intensidade de apoio que nós colocamos na formação profissional deve ser, necessariamente, acompanhada de um apoio reforçado à vossa entrada no mercado de trabalho”, afirmou o Vice-Presidente.

Nesse sentido, recordou que os alunos que agora acabaram a formação inicial têm à disposição um programa de estágio remunerado, o Estagiar T, acrescentando que o Governo criou outro mecanismo de apoio à continuidade dos estagiários nas empresas, após o estágio, que é o programa PIE.

Para os formandos que já estiveram no mercado de trabalho e que agora fizeram formação de qualificação, Sérgio Ávila salientou que, através do programa Integra e do novo programa Agricultura+, o Governo Regional disponibiliza um apoio financeiro “bastante significativo” para a contratação destes trabalhadores.

O Vice-Presidente anunciou ainda que, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, o Governo pretende criar um programa de estágios mais alargado, abrangendo não só os alunos da formação inicial, mas também aqueles que fizerem a certificação académica, no contexto do programa Reativar.  


Anexos:
2014.05.21-VPGR-EscolaProfissionalPraiaDiplomas.mp3
GaCS

Sem comentários: