sábado, 31 de maio de 2014

Multiusos dos Remédios demonstra o que "é possível fazer quando se conjugam esforços”, afirma Bruno Pacheco

O Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações afirmou, na inauguração do Centro Social e Recreativo dos Remédios, em S. Miguel, que este espaço multiusos é “mais uma demonstração do que é possível fazer quando se conjugam esforços”, aproveitando os fundos comunitários disponíveis, neste caso através do programa ProRural.

Bruno Pacheco salientou que este programa de índole comunitária, que também incorpora financiamento regional, “também deve servir para este tipo de investimentos”.

“A democratização do acesso a este género de infraestruturas é um dos objetivos da abordagem LEADER que, apoiando-se em parcerias locais, pretende quebrar barreiras, aproximando padrões entre o meio rural e o meio urbano”, frisou.

Na intervenção que proferiu sexta-feira na cerimónia de inauguração, o Diretor Regional disse não haver espaço para duvidar de que “deve ser com esta presença de espírito que devemos trabalhar e não, como às vezes parece acontecer, criando dificuldades de última da hora, por não se perceber o alcance das iniciativas, nem quais são os seus públicos”.

“É tão importante sabermos trabalhar em conjunto, como é importante, para quem decide e gere fundos comunitários, perceber o contexto e as necessidades do investimento”, disse Bruno Pacheco, adiantando que o Governo dos Açores, no âmbito das suas responsabilidades, “estará atento a eventuais considerações que possam querer bloquear ou desvalorizar a necessidade de se continuar a investir, existindo fundos disponíveis, neste tipo de infraestruturas”.

“O desenvolvimento local também se faz criando espaço para estas dinâmicas”, defendeu o Diretor Regional.

Bruno Pacheco salientou, por outro lado, “e para quem não valoriza” as juntas de freguesia, que esta inauguração é, por si só, “a real demonstração das possibilidades de se chegar mais longe”.

“Neste caso, como mais ninguém se chegou à frente, a Junta, com a colaboração do Governo, disse presente e pôs de pé esta magnifica infraestrutura”, afirmou.

Agora que tem à disposição o novo Centro Social e Recreativo, Bruno Pacheco salientou que “outros projetos surgirão em virtude das necessidades da freguesia”, acrescentando que o Governo corresponderá a esse desafio, “dentro das suas responsabilidades, com o pressuposto que todos assumiremos a nossa parte”.

“É com esta visão muito clara, de que os tempos exigem novos e renovados desafios, a que correspondem novas ambições, que o Governo se predispõe a lançar novas linhas de colaboração com as entidades locais, em especial com as juntas de freguesia”, sublinhou Bruno Pacheco, dando o exemplo do Programa ValorUrbe, que visa revitalizar e requalificar espaços de uso público.

O Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações frisou que “este plano, que está dando os primeiros passos, prevê a existência de colaboração com diversas entidades, criando-se, desta forma, melhores condições para o aproveitamento dos recursos”, sendo objetivo do Governo que “todas as instituições de base local possam contribuir, referenciando e colaborando em eventuais intervenções, gerindo espaços intervencionados, ou seja, garantindo uma gestão mais partilhada e responsável”.

Bruno Pacheco deu exemplos de intervenções que têm vindo a ser realizadas, como “a construção de um ringue num terreno em Santa Bárbara, a valorização da zona balnear do Porto das Capelas e da envolvente da praia do Pópulo, a primeira fase do parque aventura do Pilar, entre outros projetos em curso”.

Com esta dinâmica, pretende-se, segundo o Diretor Regional, “valorizar o que é nosso, ou seja, os nossos espaços públicos, em estreita articulação com entidades locais, nuns casos juntas de freguesia e noutros com entidades com atividade e implantação nessa freguesia ou zona geográfica de referência”.




GaCS

Sem comentários: