quarta-feira, 21 de maio de 2014

Museu de Angra do Heroísmo promove 'peddy paper' nas ruas do Centro Histórico

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove quinta-feira, 22 de maio, a realização da primeira edição do 'peddy paper' intitulado Saber de Angra.

A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o Museu e a Câmara Municipal, pretende dar a conhecer 'in loco' o papel desempenhado por Angra do Heroísmo no época dos Descobrimentos Marítimos, que fundamentou a sua classificação como Património Mundial, a 7 de dezembro de 1983.

Num percurso didático traçado na zona classificada, a cidade será transformada num tabuleiro que inclui nove marcos de paragem, representativos da história de Angra do Heroísmo nos séculos XV a XVII, sobre os quais foram elaboradas fichas de informação, a que estão associados pequenos jogos de descoberta e exploração.

A sessão de teste conta com a participação de sete grupos de crianças da EB1 Infante D. Henrique, que vão percorrer a cidade acompanhados por monitores responsáveis, que as orientarão na resolução das fichas de exploração dos diferentes marcos ligados à fundação de Angra do Heroísmo.

Os roteiros contemplam ruas e espaços que não fazem parte dos circuitos habituais, de forma a que a organização primitiva da cidade se torne evidente, mediante um percurso dos caminhos que outrora ligavam os principais polos de funcionalidade de Angra do Heroísmo.

Este instrumento de aprendizagem será ainda disponibilizado online, nos sítios das instituições promotoras na Internet, podendo ser acedido e utilizado pela comunidade escolar e outros interessados a partir do mês de junho.

Esta iniciativa inscreve-se no âmbito do programa de dinamização da exposição 'Património Mundial: do Mundo a Angra do Heroísmo', patente na Sala do Capítulo até 15 de junho, com a qual o Museu de Angra do Heroísmo pretendeu desenvolver uma reflexão sobre temas como a herança, a pertença e a identidade.




GaCS

Sem comentários: