quinta-feira, 29 de maio de 2014

Taxa de penetração de energias renováveis nos Açores deverá atingir 53% até 2017, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a aposta nas energias renováveis continuará a ser uma das metas nos Açores para o futuro, sempre enquadradas num plano a longo prazo.

“Como componente essencial da estratégia energética comunitária para o setor, as energias renováveis e a eficiência energética, assumem um papel fundamental para a transição, tendo em vista as economias hipocarbónicas, com os efeitos que se refletem na diminuição de aquisição e utilização de produtos de origem fóssil, assim como no ambiente”, afirmou Vítor Fraga.
O Secretário Regional, que falava na abertura do seminário Energias Renováveis & Mobilidade Elétrica, que assinalou o Dia Mundial de Energia, salientou que, segundo as normativas europeias, o uso de energias amigas do ambiente em cada Região deve ter em conta os recursos locais.
Nesse sentido, o responsável pela tutela da Energia destacou o aproveitamento de recursos locais para a produção de eletricidade nos Açores, cujos resultados considerou “muito positivos”.
“Com a introdução das centrais hídricas no decurso do século passado, algumas das quais ainda hoje em atividade, embora devida e tecnologicamente renovadas, deu-se início ao aproveitamento dos recursos endógenos, tendo sido posteriormente efetuado o aproveitamento dos recursos provenientes da geotermia e do vento”, frisou.
Como prova da correta aposta em energias ecológicas, Vítor Fraga lembrou que os Açores estão enquadrados no que concerne ao cumprimento das diretivas comunitárias do programa 20-20-20, que identifica os objetivos de redução de aquisição de combustíveis de origem fóssil e de impactes ambientais em 20%, tendo a Região concretizado a penetração de energias de tipo renovável em 20%.
“Esta visão e esta ação levou-nos a ter, no último ano, cerca de 35% da produção de eletricidade na Região com origem em fontes renováveis”, afirmou, assegurando que o Governo dos Açores não tenciona ficar por aqui.
“A nossa ambição, esta ambição que nos caracteriza, leva-nos a querer mais, nomeadamente a querer aumentar ainda mais a taxa de penetração de energias renováveis e a implementar políticas e programas de incentivo que fomentem a eficiência energética”, frisou Vítor Fraga.

Nesse sentido, revelou que serão investidos nesta área valores superiores a 85 milhões de euros até 2017, o que permitirá aumentar a taxa de penetração de renováveis para cerca de 53%.

“Este investimento, para além de permitir reduzir a importação de combustíveis fósseis, permitirá igualmente evitar a emissão de cerca de 188 mil toneladas de gases com efeito de estufa (CO2)”, estimou o Secretário Regional, afirmando ainda que para regiões como os Açores, com subsistemas estanques, confinados à realidade de cada ilha, o grande desafio é “armazenar a energia produzida por fontes renováveis”.
Na sua intervenção, o titular da pasta da Energia disse ainda que que a ambição ao nível da eficiência energética “vai muito além de uma ação circunstancial, indo ao encontro do que consideramos fundamental e estratégico, que é aumentar o rendimento disponível das famílias e contribuir para aumentar por esta via a competitividade das empresas regionais”.
A este propósito, Vítor Fraga recordou que o Governo dos Açores assinou recentemente um protocolo com duas instituições bancárias para promover e agilizar o programa ProEnergia, cuja aplicação permite poupanças tanto a nível de empresas como familiar, acrescentando ainda que os agregados familiares economicamente mais vulneráveis podem beneficiar de descontos através da Tarifa Social e a ASECE.
Numa perspetiva de futuro, o Secretário Regional afirmou que há que pensar agora no conceito de cidades sustentáveis e assumir a integração de infraestruturas, as 'smart grids' e mesmo a mobilidade de veículos elétricos, um meio de transporte que tem dado importantes passos tecnológicos nos últimos anos.

“Os Açores continuarão a dar passos seguros nesta matéria como sempre o têm feito, para isso contamos com todos vós, sendo que podem igualmente contar connosco”, afirmou Vítor Fraga.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: