quarta-feira, 21 de maio de 2014

Trilhos pedestres são um dos “principais cartazes turísticos” dos Açores, afirma João Bettencourt

O Diretor Regional do Turismo afirmou hoje, no Faial, que os trilhos pedestres são atualmente um dos “principais cartazes turísticos” dos Açores, razão pela qual o Governo Regional está empenhado em criar novos percursos e melhorar os que já existem.

João Bettencourt falava na cerimónia de inauguração da ‘Grande Rota - Faial Costa a Costa’, que decorreu no Porto da Boca da Ribeira, em que também esteve presente o Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge.

Para João Bettencourt, o “magnífico trabalho” desenvolvido pela Direção Regional do Ambiente, em parceria com várias autarquias e alguns particulares, permitiu que a Região disponha atualmente de uma rede de trilhos constituída por mais de seis dezenas de percursos pedestres certificados.

“Temos trilhos fantásticos em todas as nossas ilhas”, frisou o Diretor Regional, salientando que, também por isso, os Açores são hoje reconhecidos internacionalmente como um destino de “excelência ambiental”.

Relativamente ao trilho hoje inaugurado, João Bettencourt sublinhou que se trata da primeira ‘Grande Rota’ dos Açores, que será palco no próximo sábado do Azores Trail Run, uma iniciativa que integra a realização de duas provas, o Trail dos 10 Vulcões e o Ultra Trail Faial Costa a Costa.

Para João Bettencourt, esta prova internacional “vai posicionar os Açores no mapa do Ultra Trail”, contribuindo também para que a ilha do Faial passe a “fazer parte do mapa dos locais com notoriedade” para a realização de eventos deste género.

A ‘Grande Rota – Faial Costa a Costa’ tem 36 quilómetros de extensão, que demoram cerca de 12 horas a percorrer, com um elevado grau de dificuldade, começando à cota 0, no Porto da Boca da Ribeira, na Ribeirinha, na ponta Este – e mais antiga – do Faial, sobe até à Caldeira, aos 1.000 metros de altitude, e termina no Porto do Comprido, nas imediações do Vulcão dos Capelinhos.


Anexos:
2014.05.21-DRT-FaialCostaACosta.mp3
GaCS

Sem comentários: