quinta-feira, 26 de junho de 2014

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo promove atividades de verão

A Direção Regional da Cultura, através da Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove, a partir do início de julho, a realização de diversas atividades de verão.

As atividades vão decorrer no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, destacando-se a Hora do Conto, às sextas-feiras, às 10h30, com marcação prévia, para o público escolar e às 14h00, com entrada livre, para o público em geral.

Está também prevista a realização de diversas oficinas de verão, mediante inscrição prévia, destinadas a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos, sob a orientação de Ana Janeiro do Couto.

Estas oficinas de verão, que decorrerão entre as  14h00 e as 16h00, pretendem despertar os participantes para o potencial dos livros, apresentando propostas diversificadas que contribuam para a construção de um saber/ser e de um saber/fazer.

“Bora rir” é o nome de outra oficina, que se realizará de 1 a 3 de julho para jovens entre os 10 e os 15 anos e de 28 a 31 de julho para crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos.

Nesta oficina pretende-se desafiar e realçar o sentido de humor de cada participante, recorrendo a diferentes estratégias que apelam à boa disposição e à interação do grupo.

Entre 7 e 10 de julho, para crianças e jovens dos 6 aos 12 anos, decorrerá a iniciativa intitulada “Coisas fixes em EVA e Feltro”, na qual serão usados estes materiais na elaboração de trabalhos coloridos e apelativos, como porta-chaves, aplicações para mochilas/malas e livros em feltro, que ficarão na Biblioteca como forma de enriquecer o Espaço-Bebé.

Por sua vez, a atividade “E... Eureka” decorre de 14 a 17 de julho, também para a faixa etária dos 6 aos 12 anos, na qual será apresentado um conjunto de jogos que estimulam a participação e desafiam o raciocínio lógico-matemático dos participantes.

Ainda para o mesmo público-alvo dos 6 aos 12 anos, decorrerá, entre 21 e 24 de julho, a oficina “Oh! Como é possível”.

Nesta oficina serão visualizadas imagens que criam ilusões de ótica, sendo discutidas as suas características. Partindo desse conhecimento, serão propostos diferentes jogos/atividades no sentido de criar e recriar imagens e momentos de ilusão, através de fotografias, truques de magia, experiências e jogos de ilusão de ótica.

O programa inclui ainda o passatempo “Caderneta de Histórias Inventadas”, que visa promover e incentivar a leitura em tempo de férias, dando continuidade à “Caderneta de Personagens I e II”, bem como apresentar um novo desafio que apela à criatividade, lançando um convite aos participantes para construírem a sua própria narrativa.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico:www.culturacores@azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: