terça-feira, 24 de junho de 2014

Centro Regional de Apoio ao Artesanato participa no maior certame da Península Ibérica

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) vai participar na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa (FIA), a maior que se realiza na Península Ibérica, que decorre de 28 de junho a 6 de julho, na FIL, em Lisboa.

Esta iniciativa visa promover, divulgar e comercializar o Artesanato dos Açores, mas também projetar e dignificar a sua imagem, numa perspetiva de se conseguir alcançar novos mercados.

O 'stand' que representará a Região Autónoma dos Açores conta com a presença de nove Unidades Produtivas Artesanais (UPA), das ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Faial, que exibirão as mais diversas áreas artesanais, nomeadamente bordados, rendas, fibras vegetais, tecelagem, presépios de lapinha e bijuteria contemporânea.

Neste certame, o público poderá comprovar a qualidade e a excelência dos produtos certificados ao abrigo da marca coletiva de origem ´Artesanato dos Açores´, como o bordado a branco, da Graciosa e da Terceira, o bordado a matiz, de S. Miguel, as rendas do Pico e do Faial, mas também a tecelagem, os registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, os presépios de lapinha, a folha de milho, a cerâmica, a escama de peixe.

O evento conta ainda com a presença da Associação de Artesãos da Graciosa, integrada no projeto da Residência Criativa de 2014, que valoriza o tradicional bordado a branco, numa perspetiva de renovação, dinamização e afirmação do artesanato regional.

O CRAA vai ainda presentear os visitantes com um vestido notável de Design e Artesanato dos Açores, da autoria da estilista Isabel Roque, executado em folha de milho, e que servirá de cicerone àquele que pretende ser o espaço mais visitado do certame.



GaCS

Sem comentários: