terça-feira, 17 de junho de 2014

Governo dos Açores quer melhorar qualidade de resposta dos lares e centros de acolhimento temporário, afirma Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social manifestou hoje o empenho do Governo dos Açores em promover uma “melhoria da qualidade de resposta" nos lares e nos centros de acolhimento temporário.

Piedade Lalanda, que falava após ter visitado as valências da infância e juventude da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e o projeto Sem-Abrigo, frisou que os lares e os centros de acolhimento temporário são “espaços de promoção da autoestima, de identidade e de projetos de vida”.

A responsável pela pasta da Solidariedade Social recordou que o executivo açoriano criou o programa 'Acolher, Desenvolver e Integrar', que visa contribuir para a promoção do sucesso escolar de crianças e jovens que se encontram em Centros de Acolhimento Temporário e em Lares de Infância e Juventude.

“As casas têm que ser, no caso dos mais novos, seguras, adequadas", afirmou Piedade Lalanda, defendendo ainda que devem "promover o gosto pela leitura e educação".

Para Piedade Lalanda, a melhor aposta para um jovem acolhido “é ter uma formação, acesso ao mercado de trabalho” e autonomia.

Nesse sentido, destacou o sucesso escolar de alguns jovens acolhidos, apontando o exemplo uma jovem residente na casa de transição da Praia da Vitória que está a concluir um mestrado.

Segundo Piedade Lalanda, outra aposta do Governo dos Açores passa pela reunificação familiar destes jovens.

“A nossa grande missão é a reunificação familiar”, salientou, acrescentando que esta medida visa criar “condições junto das famílias e dos próprios”, de modo a que os jovens possam “reencontrar-se com a sua própria família”.


Anexos:
2014.06.17-SRSS-MelhoriaQualidadeDeRespostaLaresCentrosDeAcolhimento.MP3
GaCS

Sem comentários: