quarta-feira, 18 de junho de 2014

Proposta para o novo POSEI está a ser debatida com a Federação Agrícola, afirma Fátima Amorim

A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural recordou hoje, em Angra do Heroísmo, que a proposta do Governo dos Açores para a revisão do programa comunitário POSEI está a ser debatida com a Federação Agrícola, não estando ainda concluída a versão final, que será enviada à Comissão Europeia.

Fátima Amorim salientou que “a reação ao documento tem sido positiva”, reafirmando que se trata de “um documento de trabalho ainda não finalizado”.

Nesse sentido, a Diretora Regional, em declarações aos jornalistas, salientou que está marcada para quinta-feira, em Ponta Delgada, uma reunião entre o Governo e a Federação Agrícola dos Açores.

A Diretora Regional manifestou, por isso, estranheza com declarações recentes vindas a público, frisando que “parece que estamos a falar de um documento definitivo que já está entregue à Comissão Europeia, o que não acontece”.

Fátima Amorim contestou também afirmações sobre uma hipotética falta de salvaguarda, nesta proposta, de questões de ambiente e da qualidade alimentar, assegurando que “estão devidamente salvaguardadas nesta revisão” do POSEI.

Relativamente ao prémio de suplemento à extensificação, a Diretora Regional disse que “há um prémio idêntico no programa de desenvolvimento rural que foi entregue à Comissão Europeia”, acrescentando que o que se propõe agora é que as verbas alocadas no POSEI a esse prémio sejam transferidas para um incentivo ao abate e para o subsídio à vaca aleitante, o que, segundo Fátima Amorim, terá “os mesmos beneficiários”.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: