quarta-feira, 30 de julho de 2014

FESTIVIDADES SECULARES DA SENHORA DAS NEVES NA RELVA

Tem lugar no próximo fim-de-semana uma das mais antigas festas da Ilha de São Miguel; as Festas em honra de Nossa Senhora das Neves na freguesia da Relva, aqui mesmo às portas de Ponta Delgada, é uma festa que remonta à época do povoamento das Ilhas, e que os relvenses conservam com muito amor, segundo João Marinho dos Santos, in “Os Açores nos séculos XV e XVI, esta festa já se realizava nos finais de quatrocentos início de quinhentos, nesta altura o seu dia litúrgico 5 de Agosto era dia santo de guarda. Do seu programa religioso e cívico e cultural consta o seguinte:




Festas de Nossa Senhora das Neves – Santa Maria Maior – Relva 2014
Programa Religioso Litúrgico
Dias 30, 31 de Julho 1 de Agosto 4ª e 5ª Feira e – 6ª Feira – 18:00 h – Tríduo Preparatório com Pregação.
Dia 2 de Agosto(Sábado) 18:30 h – Eucaristia Vespertina Antecipada.
Dia 3 de Agosto (Domingo) – 0700 h – Alvorada com vinte e um tiros e repique de sinos.
                                                 12:00 h – Eucaristia Solene de Nossa Senhora das Neves – Santa Maria Maior, com pregação, celebração Batismal e acompanhada pelo Coro Litúrgico da Paróquia.
18:00 h – Momento de oração, seguindo-se a saída da Procissão Solene em honra de Nossa Senhora das Neves, presidida por D. António de Sousa Braga, Bispo da nossa Diocese, com o giro habitual acompanhada por Filarmónicas, Romeiras, Romeiros, Escoteiros, Bombeiros, Mordomos do Espírito Santo, Grupos Folclóricos, Entidades Oficiais e Particulares, e o povo em geral.
Dia 4 de Agosto – (2ª Feira) – 12:00 h – Eucaristia por todos os Benfeitores da Paróquia, incluindo os Emigrantes.
Dia 5 de Agosto (3ª Feira) – 12:00 h – Eucaristia por todos os Defuntos da Paróquia.
                                                      23: 50 h – Despedida da Imagem de Nossa Senhora das Neves no Adro. Pequena alocução e Saudação com o hino pela Filarmónica da Relva.


Programa Cívico e Cultural
Dia 1 de Agosto – (6ª Feira)
19:00/20:00 h – Torneio de Futsal*
19:30 h – Provas de Atletismo Escoteiros 193*
19:30 h – Inauguração de Exposição de Fotografia*
20:00 h – Abertura do Bazar e Barraca de Comes e Bebes
20:15 h – Atuação do Grupo “Brass-ados*
20:30 h – Porco no espeto oferecido à população*
21:00 h – Atuação do Grupo “David e Emanuel*
22:30 h – Atuação do Grupo “Banda 8*                                         
Dia 2 de Agosto – (Sábado)
09:30 h – II Campeonato de Caça Submarina*
14:00 h – Cortejo de Recolhas de Ofertas para as Arrematações.
17:00/18:00 h – Torneio de Futsal*
17:00 h – Peddy Paper*
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
21:00 h – XXII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico (promovido pela Junta de Freguesia e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva).
Dia 3 de Agosto – (Domingo)
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
21:00 h – Concerto pela Banda Lira de Nossa Senhora da Saúde – Arrifes.
Dia 4 de Agosto – (2ª Feira)
19:30 h – Provas de Ciclismo*
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
20:30 h – Arrematações
21:30 h – Atuação do Grupo “Cantares de Outrora
Dia 5 de Agosto – (3ª Feira)
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
20:30 h – Arrematações.
21:00 h – Entrega dos trofeus das provas desportivas*
21:15 h – Atuação do Grupo de Teatro da Casa do Povo*
21:45 h – Arrematações.
22:30 h – Concerto pela Filarmónica Nossa Senhora das Neves – Relva.
24:00 h – Encerramento das Festas de Nossa Senhora das Neves, 2014.

(*Atividades e atuações promovidas pela Junta de Freguesia inseridas nas Comemorações do Dia da Freguesia)
APOIO: JUNTA DE FREGUESIA DA RELVA

05 De Agosto – Nossa Senhora das Neves



A invocação de Nossa Senhora da Neve é uma das mais antigas da Igreja Católica romana. Conta a tradição vivia em Roma, o representante do imperador bizantino, com sua esposa. Era um fidalgo riquíssimo, sem filhos, chamado João. O casal já não sabia mais como gastar toda sua fortuna. Por isso, decidiram construir obras-primas para a Igreja. Mas não sabiam quais escolher.
Na noite de 04 para 05 de Agosto de 352, João sonhou que a Virgem Maria lhe pedia para construir uma igreja no local que estivesse coberto de neve ao amanhecer. Ele acordou, contou à esposa e ambos começaram a se questionar como seria possível nevar em pleno verão, em Roma.
Nessa mesma noite a Mãe de Deus também apareceu em sonho ao Papa Libério e lhe disse que no raiar do dia, a neve estaria cobrindo o monte Esquilino, e ali ele deveria erguer uma igreja em sua honra. Pela manhã a notícia do monte coberto pela neve, apesar do verão, espalhou-se pela cidade. O Papa e João, por caminhos diferentes subiram a colina, seguidos pela multidão. No cume do Esquilino os dois se encontraram, conversaram e entenderam que estavam ali pelo mesmo motivo. O Papa então demarcou a área para a construção da igreja e João financiou todo o projecto da Igreja de Santa Maria da Neve.
Na Antiguidade as colinas do Esquilino eram o depósito de lixo da cidade. Com o tempo o lugar se tornou um cemitério de escravos. Porém na época do Império Romano as colinas eram as preferidas pelos nobres para a construção de suas ricas vilas. Mesmo assim o povo não gostava do local. A construção da igreja deu nova vida à região.
Em 431, o Concílio de Éfeso foi encerrado com a proclamação da "maternidade divina da Virgem Maria". O Papa Xisto III para comemorar essa verdade de fé quis construir uma grande igreja, bem "maior" que as outras. Decidiu que o local seria o mesmo indicado pela Mãe de Deus, ao então Papa Libério. Por isso, a velha igreja deu lugar ao monumento que é a basílica de Santa Maria Maior, adjectivo que dá conta da sua magnitude. A basílica guarda os primeiros e mais ricos mosaicos com a imagem de Nossa Senhora. De fato, é um dos maiores e mais belo santuário mariano de toda a cristandade.
Porém, a antiga tradição propagou a invocação de Nossa Senhora das Neves celebrada em muitos lugares no dia 05 de Agosto. Essa devoção também chegou aos Açores na época do povoamento, com a vinda para a Ilha de S. Miguel de Martim Vaz, o primeiro Contador e Vedor da Fazenda Real neste arquipélago. Fixando-se este na Relva, por volta de 1470 – 1475, constrói ai a Igreja de Nossa Senhora das Neves, entre finais do 3º ou inicio do último quartel do século XV, 1472 – 1480.
O dia 5 de Agosto, é também o dia da freguesia da Relva, instituído pela Junta de Freguesia no ano de 2001, que assim quis desta forma prestar mais uma homenagem à padroeira Nossa Senhora das Neves.

Sem comentários: