quinta-feira, 24 de julho de 2014

Presidente do Governo destaca potencial do Mar e dos Lacticínios dos Açores no reforço das relações comerciais com a China

O Presidente do Governo destacou hoje, no final da visita do Presidente da República Popular da China à ilha Terceira, o potencial que os Açores apresentam nas áreas do Mar e da exportação de lacticínios, no âmbito da cooperação e das relações comerciais com a China.

 “Para a Região Autónoma dos Açores, foi um gosto e uma honra acolher o Presidente da República Popular da China”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas, para quem esta deslocação, na sequência de outras de altos responsáveis políticos chineses, constituiu uma oportunidade de “dar conhecer, não apenas a realidade da Região, mas também essa dimensão múltipla do nosso país”.

“É também um gosto verificar que um dos aspetos centrais da projeção que os Açores dão ao nosso país – o Mar - é, claramente, assumido como uma das áreas fundamentais dessa cooperação com a China, a qual, desde logo por preceitos constitucionais, não poderá ignorar a realidade dos Açores”, salientou o Presidente do Governo.

Segundo disse, esta componente, aliada ao facto de cerca de seis empresas de lacticínios que trabalham na Região estarem, agora, habilitadas a entrar no mercado chinês, permite acalentar a esperança neste reforço da cooperação em áreas que interessam e nas quais os “Açores têm uma palavra decisiva a dizer”.

“Trata-se de empresas que têm um volume muito significativo de negócios, com grande potencial para aproveitar esta nova oportunidade” de exportação para o mercado chinês, frisou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Questionado sobre se o processo da Base das Lajes foi abordado na visita de Xi Jinping à Ilha Terceira, o Presidente do Governo dos Açores considerou “que o que haveria a dizer, publicamente, em resultado da reunião que foi mantida, o Senhor Vice-Primeiro Ministro já o disse na sua declaração”.

Vasco Cordeiro recebeu o Presidente da República da China à chegada à ilha Terceira, acompanhou Xi Jinping numa visita ao Monte Brasil, e apresentou, depois, cumprimentos de despedida na Base das Lajes.


Anexos:
2014.07.24-PGR-VisitaPresidenteDaChina.mp3
GaCS

Sem comentários: