segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Governo Regional disponibiliza mais de 100 mil euros para reabilitação de habitação degradada em Rabo de Peixe

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Rabo de Peixe, na cerimónia de assinatura de cinco protocolos com agregados familiares, num valor superior a 100 mil euros, para apoio à recuperação de habitação de degradada, o esforço que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores ao nível da habitação nesta freguesia do concelho da Ribeira Grande.

“No fundo, estes protocolos referem exatamente isto: sinalizar necessidades que carecem de uma intervenção específica e que carecem sobretudo de um apoio específico, porque não chega atribuir o financiamento, é importante que se promova o acompanhamento”, afirmou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional salientou, por isso, que os contratos hoje assinados visam, no âmbito do programa de Gestão de Apoios à Reabilitação de Habitação Degradada, “que os recursos que estão a ser disponibilizados sejam canalizados para a intervenção que é efetivamente necessária”.

Nesse sentido, rejeitou as críticas que têm sido feitas ao Executivo regional, recordando que os contratos assinados na semana passada no Nordeste e hoje em Rabo de Peixe “são reveladores exatamente do contrário”.

“O Governo encontra parceiros quando percebemos que as famílias têm dificuldades em fazer uma gestão adequada dos apoios, faz essas parcerias com câmaras ou juntas de freguesia que permitem exatamente fazer a gestão financeira e o acompanhamento da obra, garantindo condições de segurança e salubridade nas habitações”, sublinhou a Secretária Regional da Solidariedade Social.

Uma estratégia que é para manter, afirmou Andreia Cardoso, revelando que, em breve, será estabelecido um novo acordo de colaboração com a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe com o objetivo de disponibilizar uma verba de 11 mil euros “para situações pequenas e pontuais de obras emergentes nas habitações”.

Andreia Cardoso visitou durante a manhã algumas moradias naquela freguesia que foram alvo da intervenção do Governo dos Açores para recuperação de habitação degradada em agregados economicamente desfavorecidos.

Na atual legislatura, o Executivo açoriano já disponibilizou cerca de 560 mil euros em programas de apoio à habitação para a Vila de Rabo de Peixe.

Anexos:
2014.08.11-SRSS-AssProtHabRaboPeixe.mp3

GaCS

Sem comentários: