terça-feira, 19 de agosto de 2014

Luís Cabral destaca ganhos conseguidos com projeto implementado pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira

O Secretário Regional da Saúde elogiou hoje o projeto comunitário desenvolvido pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira destinado a determinar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a respetiva avaliação dos ganhos conseguidos.

“Este é o tipo de intervenção consequente, na medida em que não se limita a fazer o diagnóstico, mas procura monitorizar os ganhos conseguidos para conferir se as medidas foram ou não consequentes”, afirmou Luís Cabral.

O trabalho, que decorreu entre janeiro de 2012 e maio de 2014, constou de um diagnóstico de saúde feito aos funcionários dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo (SMAH), destinado a avaliar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, abrangendo 160 pessoas, das quais 138 homens e 22 mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 68 anos.

Este projeto, denominado ‘Cuide do seu coração… Antes que ele deixe de bater!’, teve como objetivo identificar os principais fatores de riscos da população envolvida, estabelecer objetivos e verificar a eficácia das estratégias implementadas.

Os dados hoje apresentados indicam que foi possível no decorrer do projeto, por exemplo, reduzir de 21,9 para 17,5 a percentagem de indivíduos que fuma dentro de casa e reduzir de 25,6 para 15,3 a percentagem de indivíduos que ingere mais de 20 gramas de bebidas alcoólicas por dia.

O trabalho, coordenado pelas enfermeiras Susana Martins e Cecília Couto, permitiu também o início da prática de atividade física diária em 34,0% dos indivíduos e uma redução de 25,0% para 11,7% na percentagem de pessoas que apresentam níveis de stress excessivo.

Anexos:
2014.08.19-SRS-ProjetoComunitario.mp3
GaCS

Sem comentários: