sábado, 30 de agosto de 2014

Na inauguração da Biblioteca Álamo Oliveira, Secretário Regional da Educação e Cultura destaca "ato louvável"

O Secretário Regional Educação e Cultura, Avelino Meneses, destacou sexta-feira o “ato louvável” do escritor açoriano Álamo Oliveira de doar parte da sua biblioteca pessoal à freguesia do Raminho, na ilha Terceira.

Este ato “cruza-se inclusivamente com uma iniciativa do governo que, desde 2011, vem desenvolvendo: o Plano Regional de Leitura, que é uma forma de aumentar a literacia entre a população, particularmente entre os mais novos”, constatou.

Segundo Avelino Meneses com este novo espaço cultural, que conta com mais de cinco mil obras de diferentes géneros literários, é possível alargar a implementação de hábitos de leitura entre a população, em particular na zona norte da ilha Terceira.

Falando aos jornalistas, no final da cerimónia de inauguração deste equipamento a que presidiu, o Secretário Regional da Educação e Cultura desafiou “outros escritores que possuem bibliotecas ricas e vastas” a seguirem o exemplo de Álamo Oliveira.

É que – adiantou – “essas bibliotecas se forem depositadas nos acervos das nossas bibliotecas regionais, por vezes, trazem pouco de novo”.

Assim, “se essas bibliotecas forem depositadas nas zonas mais recônditas ou periféricas podem significar um acréscimo de dinamização cultural e isso contribuirá, também, para a fixação de serviços e gente nessas zonas, numa perspetiva de harmonização das ilhas, de nunca haver uma concentração excessiva de pessoas e serviços apenas nos centros urbanos", especificou Avelino Meneses.

O Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou, por outro lado, a disponibilidade do governo em apoiar tecnicamente este projeto, que funcionará na dependência da Junta de Freguesia do Raminho, localidade do concelho de Angra do Heroísmo.


Anexos:
2014.08.29-SREC-BibliotecaAOliveira.mp3


GaCS

Sem comentários: