quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Vasco Cordeiro afirma importância do Parque Tecnológico da Ilha de São Miguel para a dinamização da economia regional

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje a abertura do concurso para a utilização dos espaços para empresas disponibilizados no NONAGON – Parque Tecnológico da Ilha de S. Miguel, permitindo colocar ao serviço da economia açoriana um investimento que vai criar novas condições para o tecido empresarial da Região.

“O Parque Tecnológico da Ilha de São Miguel é uma infraestrutura que visa catapultar a Região, dar novas condições para o tecido empresarial concretizar esse potencial de criação de riqueza e de criação de emprego”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao primeiro edifício do NONAGON, um investimento de cerca de nove milhões de euros que está em fase de conclusão.

O edifício vai disponibilizar mais de três dezenas de espaços que podem ser utilizados pelas empresas, mas também para incubação de empresas e para o projeto StartUp Açores, que está em fase de arranque.

“O que esperamos é que no final deste ano estejamos em condições de arrancar em pleno com a instalação das empresas”, frisou o Presidente do Governo, que foi acompanhado nesta visita pelo Vice-Presidente, Sérgio Ávila, e pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu.

Vasco Cordeiro salientou que “as manifestações de interesse excedem o espaço disponível” e incluem empresas regionais, nacionais e internacionais, nas mais diversas áreas, acrescentando que o elevado interesse que esta aposta do Governo Regional está a suscitar levou a que esteja já a ser preparada a construção do segundo edifício, também ligado à componente empresarial.

“A razão pela qual estamos já a avançar é porque as manifestações de interesse por parte das empresas nos levam a avançar. Está em andamento, está a ser concretizado e a ser posto ao serviço da economia dos Açores, das empresas, este investimento que aqui foi feito e que está na fase de conclusão”, afirmou.

Vasco Cordeiro recordou, no entanto, que esta aposta na valorização da componente científica e tecnológica da economia dos Açores não se limita a este investimento em São Miguel e inclui também o Parque Tecnológico da Ilha Terceira, cujo programa funcional deve ficar concluído em finais de setembro, de forma a que os projetos necessários sejam entregues no final do primeiro trimestre de 2015, a que se seguirá o lançamento desta infraestrutura, e o Parque Empresarial da Ilha do Faial, mais vocacionado para as ciências do mar.

“Há uma intervenção articulada, uma intervenção coerente, no sentido de transformar este potencial que temos numa utilização efetiva por parte das empresas dos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo destacou ainda o facto de estar prevista a instalação no Parque Tecnológico da Ilha de São Miguel do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), da Universidade dos Açores, que permitirá “reforçar este polo de tecnologia”, enquanto “difusor de conhecimento científico, daquilo que são as potencialidades do aproveitamento económico dessa área”.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: