sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vasco Cordeiro afirma que os Açores são “uma terra de oportunidades” que os emigrantes das segundas e terceiras gerações devem conhecer

O Presidente do Governo afirmou, em Tulare, na Califórnia, que os Açores são uma “terra de oportunidades”, desafiando os açor-descendentes de segunda e terceira geração a descobrir um arquipélago que apenas conhecem do que lhes foi transmitido pelos seus pais e avós.

“Estamos a entrar numa nova fase do relacionamento com as comunidades emigradas. A grande questão que se coloca é como podemos manter a relação entre os Açores e estas comunidades sem a saudade, que foi o grande motivador da relação que os que deixaram a Região e partiram mantiveram e mantêm com os Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava quinta-feira num encontro com a comunidade açoriana residente em Tulare, que reuniu cerca de meio milhar de pessoas.

“Hoje, as segundas e terceiras gerações não têm o conhecimento da Região que os seus pais e avós tiveram”, frisou Vasco Cordeiro, no dia em que foi anunciado que a data de 28 de agosto passará a assinalar o Dia da Herança Açoriana nesta cidade da Califórnia.

Para o Presidente do Governo, “há condições para fortalecer a relação” entre a Região e as suas comunidades emigradas, frisando que os Açores são atualmente “uma terra de oportunidades”, nomeadamente nos domínios emergentes da exploração do mar e das ciências ligadas ao mar, no desenvolvimento do setor turístico, mas também fruto da sua posição geoestratégica, que faz do arquipélago “uma porta de entrada na Europa”.

Por essa razão, afirmou que, “sob o pretexto de conhecer as suas raízes, as segundas e terceiras gerações podem conhecer uma Região moderna, que se orgulha do trabalho feito e conta com as comunidades emigradas para continuar essa tarefa”.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou o papel desempenhado pelo congressista norte-americano de ascendência açoriana Devin Nunes, natural desta região da Califórnia, naquela que considera ser uma “coligação de amigos dos Açores”.

“Esta coligação tem tido uma importância fundamental para que se demonstre a todos os que no Congresso dos EUA valorizam a relação com Portugal e com os Açores que essa relação se mantém, se fortalece e tem condições para frutificar no futuro”, afirmou, numa referência à ação de Devin Nunes, mas também de outros congressistas eleitos pela Califórnia, como David Valadão e Jim Costa, no processo da Base das Lajes.

“O Governo dos Açores tem um grande orgulho nas suas comunidades emigradas”, salientou Vasco Cordeiro, acrescentando que a visita que está a realizar à Califórnia pretende “honrar” as comunidades de açorianos e açor-descendentes que residem neste estado norte-americano.

“Estamos aqui a celebrar a herança dos Açores, mas também o futuro dos Açores”, afirmou o Presidente do Governo, destacando “o exemplo de apego à Açorianidade que nos une a todos”.

Anexos:
2014.08.28-PGR-ComunidadeAçorianaTulare.mp3

GaCS

Sem comentários: