segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Vasco Cordeiro visita comunidades açorianas na Califórnia e preside à abertura do Conselho Mundial das Casas dos Açores

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, inicia quarta-feira uma visita ao estado norte-americano da Califórnia, para contactar com as comunidades açorianas ali residentes e reunir com autoridades estaduais e locais, presidindo ainda à abertura da XVII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores.

A Califórnia é o estado norte-americano com maior presença portuguesa, estimando-se que mais de 70 por cento seja de origem ou descendência açoriana.

Os açorianos e açor-descendentes ocupam atualmente posições de relevo em todos os setores de atividade do Estado da Califórnia, desde a advocacia ao ensino, passando pelas artes, indústria, comércio e agricultura, mas também finanças e política. 

A visita terá início, em Sacramento, com um encontro de Vasco Cordeiro, acompanhado pelo Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, com o Presidente do Senado da Califórnia, Darrel Steinberg, após o que o Presidente do Governo viaja para São José.

Nesta cidade da Califórnia, vai encontrar-se com Açorianos de Silicon Valey, elementos da Rede Prestige, empresários e membros da Young Portuguese American da Califórnia, num evento que inclui uma apresentação sobre ‘Oportunidades de Investimento nos Açores’, pelo presidente da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), Arnaldo Machado.

Este dia terminará com um encontro com a comunidade açoriana de San José, que contará também com a presença do Cônsul de Portugal em S. Francisco, Nuno Mathias.

Na quinta-feira, já em Tulare, Vasco Cordeiro encontra-se com o Mayor, David Macedo, descendente de emigrantes oriundos da Terceira, e estará com a comunidade açoriana ali residente, onde também se espera a presença dos congressistas Devin Nunes e David Valadão, de ascendência açoriana.

No dia seguinte, em Hilmar, o Presidente do Governo preside à Sessão de Abertura da XVII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, órgão que reúne pela primeira vez na Califórnia.

No final da sessão de abertura, Vasco Cordeiro participa numa mesa-redonda sobre “Desafios das Comunidades e das Casas dos Açores no mundo”.

Durante a tarde, assistirá ao Seminário ‘Oportunidades de Investimento nos Açores’, promovido pela Câmara de Comércio de Turlock e pela SDEA, e visita a Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

No final desta visita à Califórnia, Vasco Cordeiro presidirá ao Jantar de Abertura da XVII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores.

Este evento, durante o qual serão atribuídas três Medalhas de Mérito a instituições de relevo na comunidade açoriana nos EUA e será distinguido um ‘Produto Açoriano de Qualidade’, contará com a presença, entre outras individualidades, de representantes dos partidos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, do embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, do Cônsul Geral de Portugal em São Francisco, Nuno Mathias, e do Cônsul Honorário de Portugal em Tulare, Diniz Borges.

A promoção da presença e da visibilidade das Casas dos Açores no exterior do arquipélago é um objetivo definido pelo Governo Regional, atendendo ao especial papel que podem desempenhar na divulgação da realidade açoriana nas sociedades em que se inserem, nomeadamente através da promoção dos produtos regionais e da procura de oportunidades de negócios.

Atualmente, integram o CMCA as Casas dos Açores do Norte, Lisboa e Algarve, no Continente, do Quebeque, Ontário e Winnipeg, no Canadá, de Hilmar e Nova Inglaterra, nos EUA, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e S. Paulo, no Brasil, e do Uruguai.

O CMCA tem como instituições observadoras a Casa dos Açores da Baía, no Brasil, e a Associação Cultural Amigos do Pico, de Vancouver, no Canadá.



GaCS

Sem comentários: