terça-feira, 30 de setembro de 2014

Açores associam-se às comemorações do Dia Mundial da Música

A Direção Regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, associa-se às comemorações do Dia Mundial da Música, promovendo a realização de atividades em várias ilhas dos Açores.

Na sexta-feira, 3 de outubro, pelas 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, realiza-se uma sessão comemorativa em que participam as escolas secundárias da ilha do Pico e o Centro de Formação Artística da Madalena, que vão apresentar vários apontamentos musicais.

Esta iniciativa, com entrada gratuita, pretende potenciar o relacionamento entre o museu e a escola, divulgando o trabalho desenvolvido no domínio do ensino da música e os resultados dessa dinâmica local emergente.

No mesmo dia, o Museu de Santa Maria, numa organização conjunta com a Associação Cultural Maré de Agosto, através da sua Escola de Música, promove no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila do Porto, pelas 21h00, a realização de um recital, que contará com a participação dos alunos da Escolinha da Maré.

Através desta iniciativa, o Museu de Santa Maria pretende proporcionar ao público o conhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação Cultural Maré de Agosto no âmbito da formação de jovens para a música.

O Museu da Horta também se associa às comemorações do Dia Mundial da Música, promovendo durante todo o mês de outubro a realização uma oficina intitulada “Músicas que contam Histórias”, orientada pela formadora Rita Braga.

Nesta oficina pretende-se que os participantes descubram as histórias que se escondem por detrás das músicas, nomeadamente conhecer compositores e intérpretes, procurar interpretar as suas mensagens e descobrir novas sonoridades.

Esta atividade vai desenvolver-se em quatro sessões, a decorrer nos quatro sábados do mês de outubro, das 10h30 às 12h00, no Museu da Horta.

A oficina destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos, devendo as inscrições ser feitas no Museu da Horta ou através do endereço de correio eletrónico Margarida.MA.Barreto@azores.gov.pt.

O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pela UNESCO para promover a arte musical em todos os setores da sociedade, divulgar a diversidade musical e aplicar os ideais da UNESCO, como a paz e a amizade, a evolução das culturas e a troca de experiências.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: