sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Açores têm participado em todos os desenvolvimentos de estratégias nacionais para o Mar, afirma Fausto Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia assegurou hoje, no Faial, que os Açores têm participado em “todos os desenvolvimentos de estratégias nacionais para o Mar e em todas as iniciativas que desenvolvem a chamada economia azul”.

Fausto Brito e Abreu falava no Salão Nobre da Câmara Municipal da Horta, na sessão de apresentação do projeto ‘Portugal Náutico’ nos Açores.

O Secretário Regional frisou que o Governo dos Açores tem “um interesse especial” por este projeto, adiantando que, “da mesma forma que Portugal, como país, cresce na sua plenitude quando se contempla o Mar, dentro de Portugal, os Açores, sendo pequenos em população e em hectares terrestres, crescem quando se contempla a nossa zona marítima”.

Fausto Brito e Abreu sublinhou ainda que a Região Autónoma dos Açores tem sabido “usufruir plenamente dos poderes que a Constituição dá para a administração do nosso Mar” e garantiu que o Governo continuará a desenvolver “um quadro jurídico que atraia os agentes privados e as empresas, que são essenciais para plenamente desenvolver estes objetivos”.

“Temos feito investimentos grandes no desenvolvimento de uma rede de infraestruturas que apoiam atividades náuticas em portos, distribuídos por várias ilhas, e achamos que isso vai ser essencial para conseguirmos desenvolver plenamente a oferta de turismo náutico”, afirmou o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

Nesse sentido, destacou o facto dos Açores manterem “uma tradição de notoriedade na vela desportiva e nas competições desportivas internacionais”, o que constitui mais uma razão para que o Governo promova, “sempre que pode, o conhecimento da Região Autónoma como um destino turístico de excelência”.

“Temos recebido vários galardões e provas desse reconhecimento”, como foi o caso da recente atribuição do galardão Platina da Quality Coast, salientou o Secretário Regional, acrescentando ter “esperança que estes galardões sirvam para atrair o tipo de turismo certo que nos permitirá desenvolver a oferta turística plena, que na área do turismo náutico traz várias mais-valias para setores de atividade muito específicos”.



Anexos:
2014.09.19-SRMCT-PortugalNautico.mp3
GaCS

Sem comentários: