terça-feira, 30 de setembro de 2014

Direção Regional da Juventude leva projeto “Inspira-te, Aprende e Age” à ilha Terceira

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, vai promover na ilha Terceira o projeto “Inspira-te, Aprende e Age” com o programa “Enformar Informal”, que visa apoiar a criação de projetos específicos destinados a jovens em potencial situação de risco.

A iniciativa “Enformar Informal” arranca quarta-feira, 1 de outubro, e vai decorrer nos próximos cinco meses nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, destinando-se a jovens com idades entre 14 e 18 anos, que se encontrem em situação de fragilidade social ou com dificuldades de inclusão no sistema educativo.

Este programa aproveita a dinâmica de trabalho do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) e da Animação de Rua da Cáritas da Ilha Terceira (ARCIT) e apresenta-se como uma ferramenta válida para o encaminhamento positivo de jovens para patamares cada vez mais exigentes de inclusão, capacitação e satisfação.

Nesse sentido, vai desenvolver-se através de oficinas de culinária, agricultura e ciência, tendo como objetivo integrar jovens em processos de aprendizagem informal, ocupação produtiva e orientação vocacional e académica.

O projeto “Inspira-te, Aprende e Age”, desenvolvido em parceria com entidades dos 19 concelhos dos Açores, surge, deste modo, de acordo com o grande objetivo do Governo dos Açores de criar políticas de Juventude que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, através da aquisição e do incremento de competências-chave, em contexto não formal, indispensáveis na aprendizagem ao longo da vida.

Esta iniciativa teve a sua primeira edição em março deste ano, com o projeto “Reconhecer Saberes e Sabores”, na ilha Graciosa, cujo objetivo era promover nos jovens graciosenses o contacto com experiências que lhes poderiam ser úteis na vida pessoal ou profissional, abrindo perspetivas empreendedoras.



GaCS

Sem comentários: