terça-feira, 30 de setembro de 2014

Doentes crónicos têm acesso a todos os exames necessários, garante Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou que as declarações sobre convenções e reembolsos veiculadas hoje por partidos da oposição “transmitem ideias falsas”, assegurando que “nem os doentes crónicos, nem os restantes utentes, são penalizados com a entrada em vigor das novas portarias”.
  
Luís Cabral frisou que os doentes com patologias especiais são acompanhados pelos hospitais e centros de saúde e, desse modo, “têm acesso a todos os exames e análises necessários, sem qualquer limitação”.  

“Também é falso que o sistema fique mais caro para os utentes”, disse o Secretário Regional da Saúde, salientando que, pelo contrário, “os valores de reembolsos previstos em várias consultas, ecografias e exames imagiológicos apresentam um aumento significativo”.

Na resposta a declarações feitas pelos partidos da oposição, Luís Cabral lembrou que este regime de reembolsos “que o Governo pretende manter nos Açores, ao que contrário do que acontece no continente”, representa uma ajuda complementar aos utentes que, por opção, utilizam os serviços privados de saúde em vez do serviço público.

O Secretário Regional salientou ainda que as portarias que entram em vigor quarta-feira, 1 de outubro, pretendem “trazer mais transparência e mais rigor ao sistema”, tendo como objetivo “manter o mesmo nível de atendimento e, inclusive, melhorá-lo”.

Anexos:
2014.09.30-SRS-Reembolsos.mp3

GaCS

Sem comentários: