segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estreia de “Fantasia para Guitarra e Orquestra” assinala Dia Mundial da Música nos Açores

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove quarta-feira, 1 de outubro, pelas 21h30, a realização de um concerto no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, comemorativo do Dia Mundial da Música.

O espetáculo, com a duração de cerca de 60 minutos, conta com a participação do solista Ruben Bettencourt e da Orquestra do Conservatório Regional de Ponta Delgada, dirigida pelo maestro Antero Ávila.

O programa do concerto, que integra a Temporada Artística 2014, é constituído por quatro obras, entre as quais se destaca a estreia de “Fantasia para Guitarra e Orquestra de Cordas”, da autoria de Antero Ávila, dedicada a Ruben Bettencourt, com cinco andamentos que contrastam em estilo, fazendo uma viagem por vários quadros, uns mais pessoais, outros mais exóticos.

As restantes peças do programa são "Three Forest Paintings” (I – The Old Oak; II – Snowdrop; III – Dance of the Forest Ghosts), de Konstantin Vassiliev, “Noon”, de Janko Raseta, Sonata (I – Allegro Moderato; II – Minueto; III – Pavana Triste; IV – Final: Allegro con Brio), de Antonio José, e o Concerto n.º1, op.99 em Ré Maior para Guitarra e Orquestra, de Mario Castelnuovo-Tedesco.

Ruben Bettencourt é considerado por muitos críticos como um dos melhores guitarristas clássicos da sua geração, destacando-se os seus concertos pelas emoções que proporciona ao público, primando sempre pela elegância e espontaneidade.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: