sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Governo dos Açores decidiu dar orientações para lançamento do concurso público para ampliação e alargamento do Porto da Casa, no Corvo

O Governo Regional decidiu dar orientações à Porto dos Açores SA. para o lançamento do concurso público da empreitada de ampliação e alargamento do Porto da Casa, no Corvo, tendo em vista melhorar as condições de segurança e operacionalidade desta infraestrutura portuária na mais pequena ilha do arquipélago.

 “A empreitada inclui o prolongamento do cais em 40 metros, o aumento da plataforma de parqueamento de embarcações em seco em 900 metros quadrados, a recuperação da rampa de varagem, a dragagem da bacia de manobra e a construção de um armazém de apoio para a desconsolidação de mercadoria contentorizada”, afirmou a Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Isabel Rodrigues, que falava na apresentação do comunicado final da reunião do Conselho do Governo realizada no âmbito da visita estatutária ao Corvo, salientou ainda que foi aprovada a adjudicação da empreitada de recuperação de um imóvel para a instalação do Edifício Multiserviços RIAC nesta ilha, num investimento total de 225 mil euros.

A Loja RIAC, que será instalada num edifício atualmente em ruínas no Centro Histórico da Vila do Corvo, contará com duas posições de atendimento, funcionando, também naquele local, os serviços da Segurança Social desta ilha.

Nesta reunião, o Executivo esteve também a analisar a evolução do Turismo na ilha do Corvo, um setor que se tem vindo a consolidar, registando, nos primeiros sete meses deste ano, um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado de cerca de 10 por cento no número de dormidas e de cerca de 40 por cento nos proveitos de alojamento e totais.

A consolidação e evolução da atividade de observação de aves, como um dos principais produtos turísticos que contribui para atenuar os efeitos da sazonalidade, foram destacadas na reunião, tendo o Governo tomado também conhecimento de um projeto de ampliação da Guest House Comodoro, num investimento de cerca de 200 mil euros que visa aumentar e qualificar a oferta de alojamento existente na ilha.

O Executivo Açoriano deliberou celebrar um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal do Corvo para a utilização, gestão e melhoramento do Polidesportivo, tendo também decidido celebrar um contrato de colaboração com esta autarquia, no valor de 100 mil euros, para aplicação de piso adequado à prática desportiva e fechar o recinto do Polidesportivo.

Na área social, foi decidido apoiar, com um valor máximo de 700 mil euros, a Santa Casa da Misericórdia do Corvo na empreitada de reabilitação dos serviços de apoio ao Lar de Idosos e de ampliação do edifício.

Esta instituição será ainda apoiada na realização das obras de reabilitação da Creche e Jardim de Infância e na aquisição de uma viatura de nove lugares para o transporte de idosos e crianças.

O Governo dos Açores deliberou, por outro lado, realizar obras de melhoramento na Unidade de Saúde de Ilha do Corvo, num investimento de cerca de 60 mil euros que vai dotar o imóvel de melhores condições de atendimento e comodidade para os profissionais e utentes, estando também prevista a renovação de equipamentos informáticos e de telecomunicações destinados à telemedicina.

Um apoio à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), num montante de 36 mil euros, por um período de dois anos, para a monitorização e implementação de ações de conservação de aves marinhas na Região, nomeadamente na ilha do Corvo, onde existem importantes colónias, foi também decidido nesta reunião, onde também foi aprovada a plantação de espécies endémicas raras em áreas do Parque Natural do Corvo, envolvendo a escola e a população local.




GaCS

Sem comentários: