sábado, 27 de setembro de 2014

Governo dos Açores reforça apoio ao Turismo em Espaço Rural, anuncia Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, na Terceira, que o Governo dos Açores vai reforçar o apoio aos empresários que investem no Turismo em Espaço Rural.

Vítor Fraga, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à Quinta do Martelo, para assinalar o Dia Mundial do Turismo, revelou que, ao abrigo do novo Quadro Comunitário de Apoio e do Sistema de Incentivos Competir+, nomeadamente o Subsistema de Incentivos para o Fomento da Base Económica de Exportação, será reforçado este apoio, "permitindo que a componente de apoio financeiro possa variar entre 55 e 65%, e isto é fundamental, numa perspetiva de que o Turismo em Espaço Rural contribui de uma forma determinante" para a qualificação da oferta turística dos Açores.

O titular da pasta do Turismo frisou que os Açores são “um caso de sucesso único no país, ao nível do desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural”, salientando que cerca de 10% das camas disponíveis estão nas unidades de alojamento deste tipo.

“Não nos podemos esquecer que o Turismo em Espaço Rural se caracteriza pela recuperação do nosso património, por uma ligação muito direta àquilo que é a nossa cultura, as nossas tradições e, dado o seu enquadramento e a sua envolvência, é aquele que potencia uma maior relação entre aqueles que nos visitam e as nossas gentes, a nossa comunidade local”, afirmou Vítor Fraga.

“É isto que temos de potenciar, no sentido de contribuir de uma forma cada vez mais ativa para o desenvolvimento das economias locais, potenciando assim o crescimento e tirando partido de um dos setores que consideramos estruturante para o desenvolvimento da Região”, acrescentou.

Para o Secretário Regional do Turismo e Transportes, este tem sido um caminho percorrido, em conjunto, pelos empresários açorianos, com o apoio natural do Governo dos Açores, salientando que ainda há “um grande potencial para desenvolver”.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: