quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ilha Terceira recebe formação em teatro de marionetas no âmbito da Temporada Artística 2014

No âmbito da Temporada Artística 2014 e do Programa de Ações de Formação que a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, tem promovido este ano, vai realizar-se ainda neste mês de setembro e no próximo mês de outubro, na ilha Terceira, uma formação em teatro de marionetas.

Esta ação, segundo o formador Ricardo Ávila, destina-se ao público adulto e visa “trabalhar genericamente competências-base de criação marionetística, priorizando a componente dramatúrgica, com apresentação pública de resultados em aula aberta ou projeto-espetáculo”.

Ricardo Ávila, que assume também a direção artística, acrescentou que os participantes serão incentivados a trabalhar “sob o mote do ator que se anula em favor de uma outra vida, a marioneta, que não se resume ao objeto exterior ao manipulador, antes se materializando noutras entidades manipuláveis, tais como a voz e o corpo do ator".

"Trata-se aqui do ator-marionetista, vocacionado sobretudo para o desempenho em palco, diverso do homem-orquestra que caracteriza o marionetista clássico”, frisou.

A iniciativa terá uma duração total de 30 horas, distribuídas por uma série de módulos, que decorrerão em regime pós-laboral e onde os formandos terão a oportunidade de aprender técnicas e realizar exercícios individuais e em grupo.

A ação formativa privilegiará como destinatários participantes vindos das áreas da dança e do teatro visual, ainda que todas as candidaturas venham a ser ponderadas.

Com um número máximo de oito e mínimo de cinco participantes, poderão ser selecionados para esta formação os candidatos que se inscreverem até 22 de setembro, mediante o pagamento de 15 euros.

Em colaboração com a Praia Cultural – Cooperativa de Interesse Público e Responsabilidade Limitada, esta formação decorrerá na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira – Auditório do Ramo Grande.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: