segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Jornadas Europeias do Património 2014 assinaladas com várias iniciativas nos Açores

A Direção Regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, associou-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património 2014, subordinadas ao tema "Património, sempre uma descoberta".

A escolha do tema pretende alertar para a permanente novidade que encerra o património cultural, sempre atualizado através de novos conhecimentos, novos olhares e novas interpretações, mas também para o enorme potencial do património, construído ou imaterial, e para a sua importância para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade, salienta a Direção-Geral do Património Cultural, que coordena o evento a nível nacional.

Nos Açores, as Jornadas foram assinaladas, em S. Miguel, com diversas atividades realizadas durante o fim de semana, resultantes de parcerias do Museu Carlos Machado com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, a Cresaçor, a Junta de Freguesia das Sete Cidades e o Grupo de Teatro Real ou Ficção.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo também se associou a estas comemorações, tendo patente até 24 de outubro uma exposição intitulada “Tomás Borba: o pedagogo”, que versa sobre um dos aspetos mais marcantes da obra de Tomás Borba, que, além de compositor, foi uma figura marcante na modernização do ensino da música e da educação musical em Portugal no século XX.

Neste contexto, a mostra apresentada os manuais escolares da sua autoria para a disciplina de Canto Coral, que representam um património musical de grande importância ao nível da didática desta disciplina e que a Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo, detentora do seu espólio musical, entendeu divulgar.

O Museu da Graciosa também se associou às Jornadas Europeias do Património 2014, promovendo a realização da exposição de fotografia intitulada "A calçada portuguesa no mundo", da autoria de Ernesto Matos.

A mostra, hoje apresentada na Escola Básica e Secundária da Graciosa, visa sensibilizar os professores, alunos e funcionários da escola para a importância do património, nomeadamente para a calcetaria portuguesa.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico:www.culturacores.azores.gov.pt.          




GaCS

Sem comentários: