sábado, 27 de setembro de 2014

Pilar Damião elogiou criatividade e sentido crítico dos trabalhos da Mostra LabJovem

A Diretora Regional da Juventude elogiou, em Ponta Delgada, a “qualidade e a criatividade”, mas também o “sentido crítico” expresso nos projetos apresentados no âmbito do Concurso Labjovem - Jovens Criadores dos Açores.

Pilar Damião, que falava sexta-feira à noite na apresentação da Mostra Labjovem, na Academia das Artes dos Açores, frisou ser importante realçar o papel deste projeto “enquanto pilar do programa”, pois pretende difundir o trabalho dos jovens criadores “de forma continuada e itinerante”.

“Os projetos apresentados revelam-se verdadeiros exemplos de uma geração que encara o conhecimento, a criação e a inovação como ferramenta essencial para uma economia mais dinâmica e competitiva”, afirmou a Diretora Regional, acrescentando que esta geração é capaz de garantir “um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, com maior coesão social e respeito pelo ambiente”.

A Mostra Labjovem resulta do Concurso de Jovens Criadores dos Açores, um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, onde já foram apresentados mais de 700 trabalhos desde o seu início, em 2007.

Pilar Damião frisou que o Governo dos Açores assume “o potencial criativo e de inovação dos jovens Açorianos como um pilar chave, no qual se baseia o futuro económico da Região, bem como o seu desenvolvimento cultural”.

A Mostra Labjovem 2014, que arrancou na ilha Terceira em agosto, está agora patente até 20 de outubro na Academia das Artes dos Açores, em São Miguel.

A partir de 1 de novembro, esta Mostra estará em Lisboa, na LX Factory, e encerrará nos Açores, na ilha do Faial.

Entre os 38 trabalhos selecionados para integrar esta plataforma de exposição, 20 são de São Miguel, oito do Faial, oito da Terceira e dois do Pico. 

O programa da Mostra Labjovem inclui exposições de arquitetura, artes plásticas, design de moda, design gráfico, fotografia, ilustração e banda desenhada, além da apresentação de espetáculos nas áreas de artes cénicas e música, apresentação de mostras de vídeo,publicação de obras literárias e elaboração de um catálogo geral dos projetos selecionados.

O Concurso Labjovem – Jovens Criadores dos Açores visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas açorianos.



GaCS

Sem comentários: