segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Turismo de saúde exige uma melhoria dos serviços que se refletirá no atendimento aos Açorianos, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que a sua participação no 5th Global Ministerial Summit, que decorreu em Washington, permitiu confirmar que “a organização que é exigida aos serviços hospitalares para dar resposta ao turismo de saúde, traduzir-se-á em níveis de qualidade que se repercutirão no atendimento aos Açorianos”.

A reunião contou com a participação de responsáveis pela área da saúde de vários países do mundo e destinou-se a discutir os desafios comuns nesta área, incluindo as potencialidades do turismo de saúde.

Luís Cabral salientou que esta reunião ministerial “permitiu ficar a par do desenvolvimento estratégico do turismo de saúde a nível mundial”, de forma a poder “traçar um plano para esta atividade também nos Açores”.

O Secretário Regional frisou, no entanto, que qualquer projeto que venha a ser desenvolvido nos Açores “terá sempre como foco principal o aperfeiçoamento do Serviço Regional de Saúde, quer para servir melhor os Açorianos, quer para este tipo de iniciativa”.

“O turismo de saúde exige que os serviços que prestam sejam certificados e tenham o melhor equipamento disponível e, por isso, ao desenvolvermos esta capacidade estaremos a desenvolver simultaneamente a capacidade de resposta para os Açorianos”, afirmou.

Luís Cabral referiu ainda que neste encontro, que contou com a participação de cerca de quatro dezenas de responsáveis políticos da área da saúde de vários pontos do mundo, foram apresentadas experiências que possibilitam um conhecimento que garante que os esforços nos Açores "não serão feitos em vão”, além de permitir estabelecer contatos “com parceiros fortes e bem colocados nesta área”.

Nesta deslocação aos EUA, o Secretário Regional da Saúde, além desta reunião e da participação no World Medical Tourism Global Healthcare Congress, terá reuniões com diversas entidades ligadas à área da saúde e à comunidade portuguesa neste país.

Na terça-feira terá um encontro com o diretor da National Organization of Portuguese Americans e, no dia seguinte, reúne-se com a Comissária da Saúde Pública do Estado de Massachusetts e com representantes da Escola de Medicina da Harvard, da Escola de Saúde Pública da Harvard e da Aliança de Prestação de Cuidados Saúde da Cidade de Cambridge.

Anexos:
2014.09.22-SRS-TurismoSaude.mp3
GaCS

Sem comentários: