terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vasco Cordeiro participa na CRPM para analisar Políticas Europeias de Coesão, de Transportes e Marítima

O Presidente do Governo dos Açores participa, entre quarta e sexta-feira, na Assembleia Geral da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), onde estarão em debate, entre outros assuntos, as prioridades desta organização de cooperação inter-regional sobre as Políticas de Coesão Social e Territorial, a Política Marítima e a Política de Transportes e Acessibilidades na Europa.

As principais conclusões dos debates serão integradas na Declaração Final, documento que será aprovado pela Assembleia Geral e, posteriormente, enviado à nova Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker, e aos deputados ao Parlamento Europeu, com o objetivo de estabelecer as prioridades e ações que a CRPM pretende ver adotadas neste novo ciclo da vida comunitária nos dossiers temáticos que assumem maior relevância para as Regiões Periféricas e Marítimas.

No primeiro dia da 42.ª Assembleia Geral da CRPM, que vai decorrer na cidade sueca de Umea, será analisado o futuro da Política Regional, numa sessão que incluirá a apresentação e debate do sexto relatório da Comissão Europeia sobre a Política de Coesão.

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, que acompanha o Presidente do Governo nesta deslocação, preside, no segundo dia dos trabalhos, ao painel de debate sobre a Política Marítima Integrada da União Europeia, que vai contar com representantes das Regiões, da Comissão e do Parlamento Europeu.

As estratégias macro-regionais europeias para as bacias marítimas, enquanto instrumentos para uma melhor integração das diversas políticas da União Europeia, e as experiências regionais sobre a Política de Transportes, nas vertentes marítima e terrestre, serão também objeto de debate entre os membros da CRPM, que vão ainda analisar questões orçamentais, administrativas e relativas às atividades da organização.

No dia 24, no âmbito desta Assembleia Geral, decorrerá a reunião da Comissão das Ilhas, uma das seis comissões geográficas da CRPM, que agrega todas as 24 autoridades regionais insulares da Europa.

No dia seguinte, o Bureau da CRPM, órgão de direção política que reúne um representante por Estado, vai proceder à eleição do novo Presidente da CRPM para o mandato 2014-2016.

Vasco Cordeiro representa as Regiões Portuguesas no Bureau Político da CRPM, organização que integra cerca de 150 regiões de 28 Estados Europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus, e que tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da União.



GaCS

Sem comentários: