sábado, 25 de outubro de 2014

A escola é o principal catalizador da mudança social, defende Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, em Ponta Delgada, que a escola é o "principal catalisador da mudança social”, uma missão que é incompatível com uma visão centrada na redução da despesa pública.

“O desempenho desta missão é de todo incompatível com a defesa e a manutenção de uma escola mínima, agora muito proposta pelo neoliberalismo exclusivamente siderado na redução da despesa pública”, afirmou Avelino Meneses, numa intervenção no primeiro encontro regional das associações de antigos alunos dos liceus da Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

Na sua intervenção, Avelino Meneses salientou que esta missão da escola pública “exige o alargamento da escolaridade durante mais tempo, para indivíduos que jamais poderão ser lesados no acesso à instrução por falta de meios de subsistência”.

Por estas razões, mais do que “a identificação de problemas" do sistema educativo, segundo o Secretário Regional, "importa sobretudo a superação de dificuldades”.

Isso acontece “necessariamente com esforço, ambição e com uma pontinha de utopia, passando – como defende Barata Moura – do estado derrotista da preocupação para o estado vitorioso da ocupação, da lamúria para a ação”, frisou Avelino Meneses.

O Secretário Regional manifestou a sua convicção de que, neste processo, os antigos alunos dos liceus dos ex-distritos dos Açores, porque “enfrentaram conjunturas mais complexas, porque nos deixaram um mundo melhor, nos ajudarão certamente a passar da lamúria para a ação”.

Avelino Meneses defendeu ainda que a escola constitui “um espaço de liberdade” e que a aposta na educação “é o melhor investimento no futuro, por ser o principal agente de inovação, que gera crescimento, por ser o principal agente de dignidade, que gera desenvolvimento”.

“A escola é também o alforje de civismo, uma espécie de cadinho de valores, não apenas de competências, que garante o exercício pleno da democracia, jamais cingido à repetição de práticas antigas de caráter quase litúrgico”, frisou o Secretário Regional.

Anexos:
2014.10.25-SREC-AssociaçõesAntigosAlunos.mp3
GaCS

Sem comentários: