terça-feira, 28 de outubro de 2014

Luís Cabral reafirma que averiguações sobre Cuidados Intensivos do Hospital da Terceira serão tornadas públicas

O Secretário Regional da Saúde apelou hoje para que "não se lancem alarmismos generalizados" relativamente à questão dos Cuidados Intensivos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), assegurando que "tudo será apurado e tornado público da forma mais transparente possível".

Luís Cabral, numa intervenção na Assembleia Legislativa Regional, na Horta, frisou que há doentes internados nos Cuidados Intensivos do Hospital da Terceira que estão a ser alvo de tratamentos, salientando ser “importante que seja transmitida confiança no serviço, a eles e aos seus familiares”.

O Secretário Regional recordou que neste momento está em curso um processo de averiguações com o objetivo de perceber “se há ou não fundamento para as acusações que foram feitas pelos enfermeiros e se houve ou não, por parte da administração do HSEIT, tratamento negligente sobre esta matéria”.

“Não se devem tirar conclusões sobre eventuais responsabilidades de qualquer um dos intervenientes nesta matéria sem termos os dados concretos”, afirmou Luís Cabral.

Nesse sentido, salientou que as questões que são levantadas pelos enfermeiros e que foram citadas no Parlamento pelo deputado do PPM, “não podem ser alvo de avaliação quer dos partidos políticos, quer do Secretário Regional da Saúde”, considerando que são questões que “terão de ser avaliadas pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Enfermeiros”.

“Aquilo que tenho a dizer sobre esta matéria é que tudo será apurado e tudo será tornado público da forma mais transparente possível”, disse Luís Cabral, acrescentando que “dado que este assunto foi tornado público, também as conclusões serão tornadas públicas para que, não só os deputados como todos os Açorianos, sejam esclarecidos sobre o funcionamento da Unidade de Cuidados Intensivos do HSEIT”.


Anexos:
2014.10.28-SRS-CuidadosIntensivos.mp3

GaCS

Sem comentários: