sábado, 25 de outubro de 2014

Parque Natural do Corvo elimina ponto crítico de queda de cagarros na ilha

O Parque Natural do Corvo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), procedeu à colocação de uma rede de proteção no tanque de maiores dimensões da Estação de Tratamento de Águas Residuais da ilha, numa medida que vai contribuir para minimizar os impactos das atividades humanas nos juvenis de cagarro.

A rede de proteção foi colocada num equipamento onde tem sido registada a morte de vários cagarros juvenis, tendo sido sinalizado no relatório da Campanha 2013 como um dos principais pontos críticos para aquelas aves e, por isso, definido como local de intervenção prioritária.

Com esta medida, pretende-se que a Campanha SOS Cagarro, uma das mais antigas da Região e com reconhecido sucesso, dê um importante contributo para a promoção da sustentabilidade, através de ações inclusivas de conservação ambiental e, em particular, da espécie Calonectris borealis.

A operacionalização da Campanha SOS Cagarro nas suas diversas vertentes envolve as secretarias regionais do Mar, Ciência e Tecnologia e da Agricultura e Ambiente, além da Azorina, S.A., e conta com o envolvimento voluntário de inúmeras entidades e uma elevada adesão dos cidadãos.




GaCS

Sem comentários: