quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Políticas de ordenamento florestal nos Açores têm uma perspetiva de multifuncionalidade, destaca Anabela Isidoro

A Diretora Regional dos Recursos Florestais afirmou, em Las Palmas, nas Canárias, que as políticas de ordenamento florestal nos Açores têm “sido direcionadas numa perspetiva de multifuncionalidade" daqueles espaços.

Anabela Isidoro, que falava nas VII Jornadas Florestais da Macaronésia, destacou na sua intervenção a "importância económica considerável” do setor florestal e o seu “potencial de expansão enorme”, defendendo que "deve assumir nestas ilhas, onde é vital estabelecer compromissos duradouros entre a exploração e a preservação dos recursos, um papel determinante no ordenamento do território”.

Na sua intervenção, a Diretora Regional salientou que, nos Açores, "a componente pública do setor florestal continua a ser determinante, não só pela área que gere, mas fundamentalmente pela função catalítica e estruturante que desempenha e pela liderança que protagoniza na definição de estratégias e na busca incessante de respostas”.

Relativamente à Estratégia Florestal dos Açores, Anabela Isidoro destacou o incentivo estabelecido pelo Executivo à certificação da gestão florestal, à valorização dos produtos florestais e à sua comercialização, através da procura de novos mercados.

Aumentar a competitividade do setor florestal através da utilização sustentável dos recursos florestais, incentivar a gestão florestal ativa e dinamizar o uso múltiplo da floresta são outros dos objetivos delineados na estratégia para o setor, acrescentou.

“Nos últimos 20 anos, cerca de 10% da área florestal privada da Região Autónoma dos Açores foi alvo de intervenções, por via da beneficiação dos povoamentos existentes, com ações de reconversão, rearborização e arborização”, revelou, acrescentando que “foi igualmente importante a ação de florestação de terras agrícolas, pois permitiu que a área florestal privada na Região Autónoma dos Açores aumentasse cerca de 1.530 hectares desde 1995”.

Segundo a Diretora Regional, o novo Programa de Desenvolvimento Rural para o período 2014-2020 direciona parte dos fundos disponíveis para a renovação, gestão sustentável, ordenamento e aumento de área florestal, “tornando-se num instrumento valioso colocado ao serviço da floresta e do setor florestal regional”.

Nestas jornadas, que decorrem até sexta-feira, os Açores apresentam trabalhos nos diversos blocos temáticos, intitulados 'O uso múltiplo da floresta nos Açores – a vertente económica do recreio em espaços florestais', 'O Programa de Melhoramento Florestal – um compromisso com o futuro florestal dos Açores', 'A GesFlorA – Plataforma Digital para a Gestão Florestal nos Açores', 'O Programa de monitorização aplicado à gestão florestal dos Perímetros Florestais e Matas Regionais na Região' e 'A Monitorização da codorniz no arquipélago'.



GaCS

Sem comentários: