quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Proteção do porto de pescas da Manhenha, no Pico, vai ser reforçada em 2015, afirma Fausto Brito e Abreu

O Governo Regional vai incluir no plano de investimentos para 2015 da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia a obra de melhoria das condições de proteção do porto de pescas da Manhenha, na ilha do Pico, afirmou hoje Fausto Brito e Abreu.

O Secretário Regional, que falava à margem de uma visita a este porto de pescas, salientou que a obra, que resulta de uma decisão tomada na reunião do Conselho do Governo realizada terça-feira no âmbito da visita estatutária ao Pico, representa um investimento de 150 mil euros e prevê a colocação de um prisma de tetrápodes de 15 toneladas em frente à plataforma do porto de pescas.

Esta barreira de proteção, segundo acrescentou Fausto Brito e Abreu, terá cerca de 30 metros de comprimento, 8,5 metros de largura e quatro metros de altura.

A obra surge na sequência dos estragos provocados nas casas de aprestos e na oficina de reparação naval do porto de pescas da Manhenha pelos temporais que assolaram a ilha do Pico em dezembro de 2013.

A requalificação prevista para o próximo ano, segundo Fausto Brito e Abreu “irá proteger estas infraestruturas de intempéries futuras e visa evitar os galgamentos do mar”.

Fausto Brito e Abreu frisou que o porto da Manhenha "é importante para embarcações que operam na área da Ponta da Ilha, que é uma das melhores zonas de pesca do Pico".

No âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores ao Pico, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia deslocou-se a oito portos de pescas desta ilha.

Anexos:
2014.10.23-SRMCT-RequalificaçãoPortoManhenha.mp3

GaCS

Sem comentários: