terça-feira, 28 de outubro de 2014

Retirados cerca de 300 quilos de vidro das margens da Ribeira das Cabras, no Faial

Técnicos do Parque Natural do Faial descobriram e retiraram das margens da Ribeira das Cabras, na Praia do Norte, cerca de 300 quilos de vidro durante uma ação de remoção de espécies de flora invasora, realizada no âmbito do plano regional de combate à flora exótica e recuperação de habitats raros, implementado pelo Governo dos Açores.

Nesta ação, que contou com a participação de elementos da Junta de Freguesia da Praia do Norte, foi encontrada uma elevada quantidade de resíduos abandonados, cobertos pela vegetação, que consistiam, essencialmente, em garrafas de vidro que foram encaminhadas para a Central de Triagem, com a finalidade de entrarem na fileira da reciclagem.

O Parque Natural do Faial está recuperar naquele local uma população da espécie endémica cabaceira (Pericallis malvifolia), produzida nos viveiros do Jardim Botânico do Faial.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através dos serviços de Ambiente e das estruturas dos Parques de Ilha, vai dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido na área de sensibilização e informação à população sobre as consequências do abandono de resíduos na natureza.

A reciclagem de uma tonelada de resíduos de vidro permite, relativamente à produção de vidro novo, poupar 1,2 toneladas de recursos naturais, essencialmente areia, e reduz em aproximadamente 20% a poluição atmosférica.

O vidro, quando abandonado na natureza, pode levar até cerca de um milhão de anos a decompor-se totalmente.



GaCS

Sem comentários: