segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sala de pequena cirurgia no HDES representa viragem na resolução das listas de espera, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a entrada em funcionamento da sala de pequena cirurgia no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) representa uma viragem na gestão das listas de espera cirúrgicas, acompanhando um processo que é já visível nos hospitais da Horta e da Terceira.

Luís Cabral salientou que a sala que agora entra em funcionamento vai permitir que as cerca de 500 pequenas cirurgias que estão em lista de espera “fiquem totalmente resolvidas no espaço de três meses”, acrescentando que poderá também ser utilizada para a realização de cirurgias em regime de ambulatório, em diversas especialidades.

“A abertura desta sala representa o início de um ciclo de várias medidas que têm vindo a ser preparadas com o objetivo de combater as listas de espera cirúrgicas”, frisou o Secretário Regional da Saúde, durante uma visita a esta nova sala de pequenas cirurgias.

Na sequência dessas medidas, considerou que se verificará ao longo do próximo ano "uma redução significativa nas listas de espera em toda a Região”.

Luís Cabral apontou, entre outras medidas, a construção de mais duas salas de cirurgia de ambulatório e a aplicação, a partir de novembro, do programa de gestão integrada de listas de espera cirúrgicas.

“O programa incluirá as listas de espera dos três hospitais conjugadas e vai permitir perceber exatamente quantos doentes estão a aguardar uma cirurgia e com que prioridade e definir tempos máximos de espera para cada uma das patologias”, frisou. 

Esses dados, segundo Luís Cabral, vão também servir de base para a emissão de vales-saúde para os doentes que estão há mais tempo em lista de espera.

No âmbito das medidas que estão a ser implementadas verifica-se que o Hospital da Horta já registou uma redução para cerca de metade da lista de espera cirúrgica na especialidade de Ortopedia.

Esta especialidade, que era a que tinha a maior lista, estará em condições de, até ao final do ano, dar resposta a todos os doentes em lista de espera.

No Hospital da Terceira também já diminuiu a lista de espera em várias especialidades, designadamente, Cirurgia Geral, Estomatologia e Otorrino, com reduções entre 21 e 52%, de agosto de 2013 para agosto de 2014.


Anexos:
2014.10.27-SRS-SalaCirurgiaHDES.mp3

GaCS

Sem comentários: