sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Secretaria Regional da Solidariedade Social promove IV Encontro das Famílias dos Grupos de Educação Parental

A Secretaria Regional da Solidariedade Social promove sábado, 25 de outubro, em Ponta Delgada, a realização do IV Encontro das Famílias dos Grupos de Educação Parental, no qual participam pais e crianças de seis grupos de educação parental dos concelhos da Povoação, Vila Franca do Campo, Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande.

O encontro visa proporcionar um espaço de convívio, de atividades e de partilha das experiências vivenciadas pelos pais e outros cuidadores que integraram os grupos de educação parental da primeira fase do ano corrente, bem como a entrega solene dos diplomas de participação nos programas.

O projeto-piloto de educação parental, da Secretaria Regional da Solidariedade Social, promovido pelo Instituto da Segurança Social dos Açores, teve início em 2011 e abrangeu todos os concelhos da ilha de São Miguel, tendo sido alargado em 2013 às ilhas Terceira e Faial.

O projeto de educação parental integra a política de apoio à família, criança e jovem, no âmbito da promoção e desenvolvimento da parentalidade positiva, desenvolvida pelo Governo dos Açores com a finalidade de responder às necessidades específicas das funções educativas e da prevenção de eventuais práticas potencialmente nefastas para o desenvolvimento das crianças.

A prevenção de consumos de estupefacientes, a promoção da co-parentalidade, a discussão e aprendizagem de formas positivas de educar e comunicar e a promoção de um ambiente familiar securizante, gerador de vínculos familiares e do bom trato à criança, que não só promovam o seu desenvolvimento, mas que tragam aos próprios pais um sentimento de maior bem-estar emocional, são outros dos objetivos.

Este encontro terá início às 14:00 horas e decorrerá no Pavilhão da Escola Básica Integrada do Canto da Maia, em Ponta Delgada.



GaCS

Sem comentários: