quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Vasco Cordeiro anuncia investimento superior a 10 milhões de euros para o apoio aos idosos

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje um investimento, no próximo ano, superior a 10 milhões de euros na área específica do apoio aos idosos, destinado ao alargamento e renovação de infraestruturas e ao melhoramento e extensão do apoio domiciliário.

“A prioridade para 2015 passa por alargar a rede de equipamentos, renovando estruturas existentes, no sentido de garantir as devidas condições de conforto para os utentes e de eficiência de trabalho para os colaboradores”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na assinatura do Contrato de Cooperação para a Criação do Centro de Noite da Piedade, no concelho das Lajes do Pico.

Neste segundo dia da visita estatutária à ilha do Pico, o Presidente do Governo anunciou ainda que, no próximo ano, o Executivo está empenhado em reforçar as respostas de apoio alternativo à institucionalização, apoiando os idosos nas suas casas, com a melhoria e alargamento do apoio domiciliário e da rede de centros de dia.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que o investimento em infraestruturas não esgota a intervenção do Governo nesse tipo de apoio social, já que é apenas uma componente do trabalho que é realizado, muitas vezes em parceria com as instituições, para servir os idosos dos Açores.

“Há outras medidas que o Governo, convictamente, mantém e reforça, caso do Complemento Regional de Pensão (cheque pequenino) que, em 2013, abrangeu mais de 34 mil idosos na Região e para qual o Governo afetou um montante de 24 milhões de euros”, destacou o Presidente do Governo, lembrando também o apoio à aquisição de medicamentos por idosos (COMPAMID), que beneficiou mais de 6.700 idosos.

Vasco Cordeiro salientou que a importância que o Governo atribui a esta área resultou, na prática, num aumento das verbas afetas aos contratos de cooperação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias para um valor superior a 52 milhões de euros.

“Neste contexto desafiante em que vivemos, a pergunta não é tanto se há Açorianas e Açorianos a necessitar de ajuda. A pergunta é se temos um Governo que vai até ao limite das suas competências e dos seus recursos para ajudar essas pessoas”, afirmou Vasco Cordeiro.

“A pergunta não é tanto saber se somos ou não atingidos por esta crise que nos assola. Muitas vezes não temos os mecanismos para a evitar. A pergunta é se, face a esta situação, nós reforçamos ou não os meios para ajudar as Açorianas e os Açorianos que mais precisam”, disse o Presidente do Governo, ao assegurar que a “resposta é, convictamente, sim”.

Vasco Cordeiro fez ainda questão de prestar homenagem e um público reconhecimento às cerca de 240 instituições, que envolvem mais de quatro mil colaboradores, que, nas nove ilhas dos Açores, asseguram, muitas vezes longe da mediatização, as mais de 700 valências de resposta social.

Num investimento de cerca de um milhão de euros, a criação do Centro de Noite da Piedade vai alargar a sua capacidade de reposta a maior número de utentes do concelho das Lajes do Pico.


Anexos:
2014.10.22-PGR-CentroNoitePiedade.mp3

GaCS

Sem comentários: