quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bureau Internacional da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas reúne pela primeira vez nos Açores

O Bureau Internacional da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV) reúne, pela primeira vez, nos Açores, num encontro que decorre, a partir de sexta-feira, nas ilhas do Faial e do Pico.

A sessão de abertura, que conta com a participação do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, terá lugar às 09h30, na Sociedade Amor da Pátria, na Horta, onde os representantes das várias regiões vitícolas que integram o Bureau da AREV vão reunir ao longo do dia.

No sábado, às 10h00, o presidente da AREV, Jean-Paul Bachy, apresenta, numa conferência de imprensa no Museu do Vinho, na Madalena, as conclusões desta reunião.

Ainda neste dia, os participantes vão visitar as regiões vitícolas da Candelária e da Criação Velha, as vinhas 'Curral Atlantis', a Cooperativa Vitivinícola e o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico.

A AREV, de que a Região Autónoma dos Açores é membro de pleno direito, foi criada em 1994, em Marsala, na Sicília, e intervém junto de todas as instituições e instâncias encarregues, direta ou indiretamente, da política vitivinícola europeia e mundial, nomeadamente a Comissão Europeia,  Parlamento Europeu, Conselho da Europa, Comité das Regiões, Assembleia das Regiões da Europa, Organização Mundial do Comércio e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

A Organização Comum do Mercado Vitivinícola (OCM), a Viticultura em zonas difíceis, a proteção das denominações geográficas europeias, a harmonização das menções na rotulagem, a Viticultura ecológica e o Enoturismo, Rotas europeias do vinho são alguns do temas que têm sido debatidos no seio da AREV e sobre os quais a organização se tem pronunciado.



GaCS

Sem comentários: